Colaboradores da Companhia Águas de Joinvillese reuniram em frente à sede da empresa na manhã desta sexta-feira para protestar contra a negociação salarial. Segundo Edson da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços de Água e Esgotos Sanitários de Joinville (Sintraej), a principal reivindicação dos funcionários é o valor do reajuste salarial deste ano e o não cumprimento da data base.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br
Conforme o sindicato, os trabalhadores pedem aumento real de 6,8%, enquanto a Companhia oferece reajuste de 4,0%, correspondente à inflação, parcelado em quatro vezes. Vestidos de preto, cerca de 60 colaboradores seguravam faixas e cartazes em frente a sede administrativa, situada na rua na rua 15 de Novembro, área central da cidade.
— Estamos protestando pelo descumprimento do acordo coletivo e o não cumprimento da data base para o reajuste salarial — afirma.
O protesto começou às 7h20 e teve duração de uma hora. Ainda conforme o presidente, os trabalhos dentro da Companhia não foram prejudicados já que organizaram o protesto antes de começarem os turnos. Além do reajuste salarial, os funcionários também pedem que seja colocado o em prática o plano de cargos e salários.
Continua depois da publicidade
A data da manifestação foi escolhida porque durante esta sexta-feira ocorre mais uma rodada de negociações salariais entre o sindicato e a empresa. Edson salienta que outras unidades da Companhia também estavam mobilizadas nesta manhã para o protesto.
O que diz a Companhia Águas de Joinville
A Companhia Águas de Joinville propõe reajuste salarial de 4%, parcelado em quatro vezes (setembro, outubro, novembro e dezembro). Outra proposta da Companhia é a criação de um calendário próprio para pontos facultativos e recesso de final de ano. Hoje, o calendário da Águas de Joinville está vinculado ao da Prefeitura de Joinville.
Demais cláusulas financeiras, como vale refeição, terão reajuste de 3,99% (INPC) a partir da data base (maio).Benefícios adquiridos pela categoria durante os 12 anos de atividade da Companhia serão mantidos.
Principais benefícios dos funcionários da Águas
— Vale Cultura: crédito de R $ 50 por mês para cada funcionário.
— Vale refeição: valor de hoje R$ 680,68 por mês.
— Plano de saúde.Assistência odontológica.
— Auxilio creche: R$ 333, 17 por mês para quem tem filho de 6 meses a 7 anos. — Convênio Farmácia.
— Bolsa de Estudos: bolsa pode chegar ate R $ 500.
— Vale Transporte. PPR (plano de participação nos resultados)