– Acho que para mim não vai dar mais, diga para minha esposa que eu amo ela e meus filhos.

Continua depois da publicidade

Funcionário da Fundição Tupy morre após acidente com caldeira, em Joinville

Com estas palavras, ditas de braços abertos a um colega de fábrica, Venicio Rufino de Borba encerrou, de forma prematura, uma vida que se poderia chamar de bem vivida. Em 47 anos, cultivou muitas amizades, casou e teve dois filhos. Ele sabia ser bem-humorado e se distrair, não dispensava o futebol e a pescaria.

– Um homem forte e saudável – afirmou o sogro, durante o velório na tarde deste sábado.

Venicio também desenvolveu o talento musical. Ao lado de seu irmão seis anos mais velho, era o Curió, da dupla sertaneja Curió e Sabiá. Durante quatro anos, cantou e tocou o inseparável violão para os ouvintes da Rádio Difusora nos anos de 1990. O nome da dupla remete aos tempos do sítio, quando ainda morava em Piçarras, sua terra Natal.

Continua depois da publicidade

Ao lado do irmão, Venicio era Curió, da dupla sertaneja Curió e Sabiá. Foto:Reprodução

Na vida profissional, a trajetória se confunde com a de inúmeros trabalhadores que construíram uma carreira longa e sólida na fundição Tupy. De acordo com amigos e familiares, ele fez faculdade para aperfeiçoar o conhecimento em metalurgia, gostava da profissão e da empresa e ocupava uma função de liderança dentro da fundição A, no setor de conexões. Era um profissional experiente, com 25 anos de casa, e que inspirava confiança.

Por pouco, seguiu o mesmo destino do irmão Abelardo, o Sabiá, que se aposentou pela fundição. Venicio já havia dado entrada na documentação para aposentadoria. Uma inspiração para o filho Vinícius Alef, de 21 anos, que também trabalha na fábrica – ter vários funcionários de uma mesma família é uma situação comum na maior fundição da América Latina. O jovem não presenciou o acidente do pai e, muito abalado, preferiu não dar declarações sobre a tragédia.

Venicio morreu preparando-se para dois eventos importantes no final do ano, a comemoração de bodas de prata e a festa de 15 anos da filha. O enterro será neste domingo, às 9 horas, no cemitério Nossa Senhora de Fátima, no bairro Itaum.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região