O funcionário de uma metalúrgica em Jaraguá do Sul encontrou uma cobra enrolada dentro de um vaso sanitário no banheiro da empresa, localizada no Centro da cidade. O resgate da serpente foi realizado pela Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) na sexta-feira (26).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo Gilberto Ademar Duwe, biólogo no órgão municipal, a cobra é da espécie dormideira e, portanto, não é venenosa. Por se alimentarem de lesmas e caracóis, os animais acabam buscando jardins e hortas, que também estão na área urbana, explicou o biólogo
– Ela tem uma coloração parecida com a jararaca e acaba confundindo bastante, o que pode assustar quem encontra. Apesar da aparência, a dormideira não é peçonhenta e nem perigosa, cerca de 60% dos resgates de cobras na cidade são desta espécie – disse em entrevista ao g1.
Apesar do susto, homem não foi picado. Após ser capturada, a cobra foi solta em uma área de mata e longe das áreas de residências.
Continua depois da publicidade
Por que há tantas cobras em Jaraguá do Sul?
Em 2021, a Fujama já realizou a captura de mais de 250 cobras na área urbana da cidade, o equivalente a quase uma cobra por dia. A maioria não é venenosa, e normalmente entram nas casas procurando comida e abrigo.
Christian conta que o grande número de capturas pode ser causado pelo aumento da informação dos moradores da cidade, que cada vez mais conhecem os serviços da fundação.
Além disso, Jaraguá do Sul é uma área muito propícia para os animais, por ser localizada em grande parte da Mata Atlântica e possuir muitos rios.
O que fazer ao encontrar uma cobra?
- Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
- Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
- Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
- O telefone da Fujama, em Jaraguá do Sul, é (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.
Continua depois da publicidade
Leia também
Mulher pega no sono e acorda com cobra sobre o pé em Jaraguá do Sul; veja fotos
Morador encontra cobra de 1,5 metro em quarto de ferramentas em Jaraguá do Sul; veja o resgate