A fumaça do incêndio que atinge o galpão de uma empresa em Brusque gerou recomendação de evacuação de casas pela Defesa Civil da cidade na tarde desta quarta-feira (1º). Tóxica, a enorme “nuvem” que se formou com o fogo pode prejudicar a saúde dos moradores e deve chegar a outros municípios, já que o vento segue em direção a Blumenau.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O chefe de Vistorias e Fiscalização da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki, explicou que, se o morador perceber a aproximação da fumaça, é necessário sair de casa e ir a um lugar arejado.
— Na volta, abra a casa e deixe ventilar para renovar o ar. Esta fumaça é tóxica e pode agravar situações de pessoas com problemas respiratórios — alertou.
Bombeiros, agentes da Defesa Civil e outras instituições foram aos imóveis para avisar sobre a necessidade de evacuação. Não há registros, até o momento, de incidentes fora do local do incêndio. O fogo começou por volta das 13h em um galpão da empresa Irmãos Fischer. O local é dividido com outras duas instituições, que alugam o espaço.
Continua depois da publicidade
Conforme o coordenador de uma das companhias atingidas, o fogo começou no galpão do meio, que seria de uma empresa de confecções de cama, mesa e banho, a Jovitex. Espalhou-se para os dois do lado, pertencentes a uma empresa de tecidos (Exin) e outro à própria Fischer.
Uma força-tarefa foi montada por bombeiros de sete cidades além de Brusque. Apesar das grandes proporções, ninguém ficou ferido. Porém, a enorme fumaça chamou a atenção e pôde ser vista a quilômetros de distância. Com o vento soprando em direção a Blumenau e Alto Vale, há chances de resquícios da fumaça ter chegado à maior cidade do Vale do Itajaí, informou a meteorologia do AlertaBlu.
Chuva “diferente” durante o incêndio
Durante a ocorrência, choveu forte em Brusque. A água acabou levando fuligem do incêndio, o que a tornou uma “chuva negra”, como mostram fotos feitas na cidade. A situação, no entanto, não é prejudicial — exceto se a água for ingerida —, ressaltou a meteorologista da Epagri Ciram, Marilene de Lima.

Incêndio na Fischer
O galpão de aproximadamente 42 mil metros quadrados da Irmãos Fischer pegou fogo por volta das 13h. Parte do local estava alugado para as empresas Jovitex e Exin, disseram os bombeiros. As duas últimas foram totalmente destruídas, já que tinham estoques de produtos têxteis.
Continua depois da publicidade
Socorristas de Brusque, Botuverá, Gaspar, Ilhota, Timbó, Itajaí, Blumenau e Indaial, somando 13 viaturas e mais de 30 homens, trabalham no combate às chamas. O serviço não tem previsão para acabar. Ainda não se sabe o que causou o fogo, mas ele começou no meio da estrutura, na Jovitex, espalhando-se para os espaços laterais (Exin e Fischer).