O coordenador dos cursos de graduação em Química, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santiago Francisco Yunes, disse que há perigo na inalação da fumaça tóxica resultante do incêndio de uma carga de fertilizantes em São Francisco do Sul. É preciso ficar atento aos sintomas, que podem aparecer muito depois do contato com a fumaça.

Continua depois da publicidade

Diário Catarinense – A fumaça do incêndio em são francisco do sul é tóxica?

Yunes – Sim. No caso de possuir amônio, também pode liberar amônia que é tóxica. acho importante esta nota presente na ficha de informação de segurança do produto químico (FISPQ) do fosfato de amônio: os gases e fumos produzidos pela queima do produto (amônia e óxidos de nitrogênio e fósforo) são irritantes das vias respiratórias. a inalação dos mesmos exige observação médica prolongada, pois pode ocorrer edema pulmonar tardiamente, mesmo após o desaparecimento dos sintomas irritativos.

DC – Essa fumação pode ter outros componentes químicos?

Yunes – Estava vendo as imagens e a fumaça é marrom, o que indica a presença de óxido nitroso, NO2, que é tóxico e irritante dos pulmões. Segundo a FISPQ dele, pela inalação, a superexposição pode causar irritação das membranas das mucosas, seios da face, faringite e bronquite com dor, dor de cabeça, cianose, respiração irregular, engasgamento, vertigem e a possibilidade de um edema pulmonar. Geralmente, os sintomas pulmonares não aparecem na hora da exposição; poderá ficar latente de 5 a 72 horas. concentrações altas de vapor podem causar dor, engasgamento, bronco-constrição, reflexo vagaroso do coração e a possibilidade de asfixia. a falta de oxigênio pode causar a morte.

Continua depois da publicidade

DC – O uso de água nesse caso pode ser prejudicial?

Yunes – Um detalhe que me preocupa é que, caso o agente tenha sido o Nitrato de Potássio, e os Bombeiros e afins utilizaram água, seja para extinguir as chamas ou seja para realizar a limpeza, pode haver intoxicação da população mais tarde. Neste caso, o nitrato, por ser solúvel em água, iria parar nos lençóis freáticos e causaria os problemas de metaemoglobinemia na população que vier a consumir esta água, principalmente em crianças, grávidas e idosos. Logo, caberia alertar os governantes para que realizem o monitoramento da água nos próximos dias e meses.

DC – Como acontece a intoxicação por nitrato?

Yunes – O ânion nitrato, NO3- é um grupamento oxidante, ou seja, em contato com material combustível, como por exemplo matéria orgânica, ira provocar um incêndio. No nosso organismo, o nitrato é convertido em nitrito, que se liga á hemoglobina, substância em nosso sangue responsável por transportar oxigênio. A hemoglobina é transformada em metaemoglobina e perde sua capacidade de transportar oxigênio. Isto causa desde uma anemia, que se muito severa leva à morte.

Confira os efeitos da inalação da fumaça:

Imagens do Incêndio:

Vídeo do incêndio:

Internautas registram imagens do incêndio:

Serviço