A cidade de Fukuoka, situada no sudoeste do país, apresentou hoje oficialmente ao Comitê Olímpico do Japão (COJ) sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016, por isso competirá com Tóquio para ser a representante japonesa na disputa internacional.

Continua depois da publicidade

O prefeito de Fukuoka, Hirotaro Yamasaki, comunicou ao presidente do COJ, Tsunekazu Takeda, as intenções de sua cidade de competir com outras localidades japonesas, entre as quais está a capital, e se transformar assim na candidata do país a acolher os Jogos.

Yamasaki disse que Fukuoka está preparada para apoiar o projeto com 100 bilhões (US$ 862 milhões) dos 486 bilhões (US$ 4,189 bilhões) de ienes necessários para pô-lo em prática.

– Contamos com capacidade para criar um plano para receber os Jogos Olímpicos, embora a cidade tenha apenas 1,5 milhão de habitantes – disse Yamasaki, segundo a agência de notícias “Kyodo”.

Fukuoka planeja construir uma cidade olímpica a apenas cinco minutos das áreas esportivas para 50% dos atletas. O estádio olímpico e outros pavilhões se concentrarão em uma área de 100 hectares, situada ao norte da baía de Hakata.

Continua depois da publicidade

Tóquio planeja apresentar sua candidatura para os mesmos Jogos na próxima sexta-feira e assim entrar na seleção que determinará a candidata japonesa em 30 de agosto.