No pátio de uma escola no bairro Ponta Aguda os alunos acompanhavam homenagens feitas a duas professoras aposentadas enquanto ouviam o som da banda escolar e aguardavam a tão esperada chegada do Papai Noel. Na rua, policiais militares perseguiam um homem armado. As duas histórias se cruzaram quando o homem de 26 anos invadiu a escola pelo portão da frente. Ele passou correndo pelo corredor e fugiu em direção aos fundos.

Continua depois da publicidade

O encontro inesperado foi rápido mas bastante traumatizante para as crianças e adolescente com idade entre seis e 14 anos que estavam na Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré.

– Os policiais entraram logo atrás e pediram para todos saírem do pátio. Levamos as crianças para as salas de aula que ficam no piso inferior e ficamos lá. Jamais imaginei vivenciar uma situação tão grave e considero minha pior experiência profissional em 26 anos – conta a diretora Lígia Mara Costa ao afirmar que a ação durou menos de cinco minutos.

A diretora conta ainda que por conta da movimentação dentro da escola muitas crianças começaram a chorar e alguns pais tiveram de ser chamados. Ela ressalta que todos estão bem e como nesta quarta-feira não há aula, por conta do conselho de classe que já estava agendado, na quinta-feira as crianças devem voltar à rotina recuperadas do susto.

Continua depois da publicidade

– Os alunos receberam os presentes do Papai Noel e devem voltar tranquilas. Já havíamos notado o aumento da violência no bairro, mas jamais passado por situação semelhante – ressalta.

Segundo o relatório da Polícia Militar, eles foram acionados às 15h para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo na Rua Uruguaiana, na Ponta Aguda. Chegando ao local, os policiais flagraram o homem correndo em direção ao colégio com uma arma de fogo nas mãos.

Durante a perseguição, o homem foi rendido nos fundos da escola. Com ele havia uma pistola com numeração raspada e um carregador com nove munições intactas. Ele informou aos policiais que estava negociando a arma com outro homem e que tinha feito os disparos para testá-la. O homem foi detido e encaminhado à Central de Polícia para os procedimentos legais.

Continua depois da publicidade