Com um ataque oportuno a cinco quilômetros da chegada, o paulista Kléber do Nascimento, da equipe Amazonas/Sundown (RJ), venceu a segunda etapa da 5ª Volta a Santa Catarina em Mountain Bike nesta sexta, dia 20. O pódio completo só foi divulgado meia hora depois. Mais de uma dezena de ciclistas cruzaram a linha de chegada no mesmo segundo, e a direção recorreu ao vídeo para apontar a colocação final.

Continua depois da publicidade

Nos 50 quilômetros entre Schroeder e Corupá, os ciclistas desenvolveram velocidade média bem superior à véspera, dificultada pelas trilhas e lama. Logo na largada, os pilotos da equipe Amazonas saltaram na frente, para proteger o brasiliense Abraão de Azevedo, campeão da primeira etapa.

Um pelotão com cerca de 10 ciclistas puxou o ritmo da prova. Quando Kléber escapou do grupo, no quilômetro 42, ninguém acompanhou. Abraão, vice em 2002, garantiu a liderança geral da competição, mesmo chegando em sexto lugar.

O atual campeão da Volta, Albert Morgean, foi o segundo colocado, mas está longe dos líderes. Kléber está na segunda colocação, mas é lídera a sub-23. Jaqueline Mourão venceu no feminino nas duas etapas.

Neste sábado, o percurso é de 83 quilômetros de subidas e trilhas íngremes entre Corupá e Jaraguá do Sul. A Volta se encerra no domingo, em Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade