As frutas são uma grande aliada na nossa dieta, visto que são muito versáteis, seja no café da manhã, na sobremesa ou nos lanches. Algumas inclusive podem ser colocadas em refeições salgadas como almoço e jantar. Mas como tudo na vida, se consumidas de forma exagerada elas podem trazer problemas. Algumas, por exemplo, têm princípios ativos que podem agravar quadros de pressão alta e colesterol.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Sendo assim, confira abaixo o motivo disso acontecer e quais são as frutas que devemos ter cuidado ao comer “em excesso”.

Por que algumas frutas aumentam a pressão?

Apesar de ser um efeito que varia dependendo de cada organismo, algumas frutas podem ser prejudiciais a quem tem problemas cardiovasculares.

Continua depois da publicidade

O grande culpado disso é o açúcar das frutas, conhecido no meio da medicina e da biologia como Frutose. Um estudo das pesquisadoras Natália Moreno Gaino e Marina Vieira da Silva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que o consumo exacerbado de frutose pode sim gerar impactos à saúde humana.

Dentre esses efeitos estão o aumento da pressão arterial e o colesterol. Entretanto, as estudiosas apontam que esses problemas se tornaram muito mais frequentes quando a indústria alimentícia passou a usar a frutose como meio de adoçar ultraprocessados como geleias e xaropes. Outro especialista que se debruçou foi o Dr. Fernando Dos Santos da Universidade de São Paulo (USP).

Assim como as pesquisadoras da Unicamp, ele defende em sua tese de Doutorado que um consumo exacerbado de frutose pode gerar quadros de hipertensão e obesidade.

Continua depois da publicidade

4 frutas que podem aumentar a pressão

Agora que já sabemos o motivo pelo qual as frutas podem trazer problemas cardiovasculares em algumas situações, podemos abordar melhor as listas das frutas que devem ser consumidas com moderação por hipertensos:

1 – Banana

A banana é uma fruta rica em muitos nutrientes como o potássio, algo que pode ser considerado bom para os hipertensos. Mas seu alto nível de frutose faz com que o consumo inspire atenção desse público. 

Continua depois da publicidade

2 – Uvas 

A uva é uma das frutas que nos dá mais opções de variedade. Algumas das opções, notadamente as mais doces, têm um grande teor de açúcar. Por isso devem ser ingeridas com moderação.

3 – Melancia

Marca registrada do verão brasileiro, a melancia é a fruta preferida de muita gente. Sua doçura e suculência são bem marcantes. Mas é justamente esse adocicado forte que alerta para a pressão arterial.

4 – Manga

Uma das frutas das mais variadas que temos à nossa disposição, a manga está presente tanto nas sobremesas quanto em alguns tipos de salada. Mesmo assim, é bastante doce, e seu nível de frutose pode trazer problemas.

Continua depois da publicidade

Benefícios das frutas para a pressão alta

Entretanto, as frutas estão bem longe de serem um vilão nessa luta contra a hipertensão. Até algumas das frutas que citamos aqui, se forem consumidas da forma correta, podem ser benéficas e não maléficas. A melancia, por exemplo, ajuda na produção da citrulina. Esse aminoácido atua na facilitação do fluxo sanguíneo. O potássio, presente na banana, pode cumprir o mesmo papel.

E as vitaminas e minerais das frutas cítricas atuam na saúde do coração. Portanto, nenhuma dessas frutas deve ser completamente retirada do cardápio de ninguém.

O segredo está sempre em controlar e variar, levando em consideração as opções que temos.

Leia também

Será que a salsicha é feita com restos? Entenda

O que a creatina faz com o seu corpo quando você consome