Com pouco mais de 205 mil habitantes, Itajaí atingiu em agosto a marca de 150 mil

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veículos emplacados. O número representa mais do que o dobro registrado há uma década, quando o município tinha uma frota de 73 mil veículos. O dado é um dos reflexos do crescimento econômico dos últimos anos do país e da região, mas impacta diretamente nas questões de mobilidade urbana e infraestrutura.

Segundo dados do Detran, se levarmos em conta apenas a quantidade de carros e utilitários existentes em Itajaí – 78.958 – a cidade tem cem veículos para 259 habitantes. Diretor da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Osmar Nunes Filho atribui as estatísticas ao crescimento econômico dos últimos anos:

– Houve espaço para esse crescimento em Itajaí. Muitas pessoas vieram para cá e compraram carros aqui. O que mudou agora é que o desejo de adquirir um veículo sempre existiu, mas as pessoas estão mais cautelosas.

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Apesar da marca de 150 mil emplacamentos, o ritmo da evolução da frota de Itajaí caiu nos últimos anos. Enquanto em 2011 o acréscimo no número de carros foi de 9%, ano passado o volume caiu para 5%. Por isso, Nunes Filho acredita que a tendência é de estabilização no setor nos próximos anos.

José Antônio Miranda Mendes Louro Filho está entre os motoristas que comprou ou trocou de carro recentemente. O corretor de imóveis conta que as condições flexíveis da concessionária motivaram a aquisição.

– Eu uso veículo diariamente para trabalhar. Não estava pensando em trocar, mas a oportunidade e a negociação foram boas – relata.

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Plano de mobilidade sem prazo para conclusão

O plano de mobilidade urbana de Itajaí não tem data para conclusão. Previsto inicialmente para junho, o documento ainda está em fase de diagnóstico. Depois disso será feito o prognóstico, elaboração de propostas e audiências públicas para discutir o plano. A intenção da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) é concluir o estudo até o fim do ano.

A coordenadora do colegiado da Amfri, Jeanete Fagundes, explica que a demora ocorreu porque o plano requer um estudo detalhado. Segundo ela, na próxima semana deve ser entregue a segunda etapa de elaboração do documento.

Estimulo às ciclovias e ao transporte público

Com mais veículos nas ruas, as questões referentes ao trânsito ganham relevância no planejamento da cidade. De acordo com Roberto Rocha, engenheiro civil da Secretaria de Urbanismo, o impacto no trânsito da cidade é visível: engarrafamentos e gargalos aumentam na mesma medida.

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– É preciso racionalizar o trânsito, não só as viagens, mas tentar tirar os veículos das ruas, com ciclovias, boas calçadas e um transporte coletivo eficiente – afirma.

O engenheiro diz que entre as ações da prefeitura estão a conclusão da integração do sistema de transporte coletivo, prevista para o primeiro semestre de 2016, a ampliação da malha cicloviária, a conclusão de obras de infraestrutura, como o binário do São Vicente e o caminho de Cabeçudas, além de melhorias constantes em sinalização.