O frio em Santa Catarina chega antes mesmo do inverno. Em meados de maio, as baixas – e até negativas – temperaturas já podem ser sentidas em diversas cidades e regiões do Estado, como por exemplo, na Serra Catarinense.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Na Serra é comum que o amanhecer seja gelado, com geada e temperaturas negativas já nos primeiros dias de maio. Jaquetas, cachecóis, toucar e luvas são retirados de dentro dos guarda roupas e as chaminés dos fogões a lenha já podem ser vistas funcionando. Ao entardecer, quando o sol vai embora, o clima volta a ficar gelado.

Em diversos anos até neve pode ser vista na Serra Catarinense e também em outros locais do Estado, como por exemplo, no Vale do Itajaí, quando em 2013, registrou o fenômeno nos pontos mais altos da região.

As cidades mais frias de Santa Catarina

As cinco cidades mais frias do Estado são Urubici, São Joaquim, Urupema, Lages e Bom Jardim da Serra. Por causa da altitude em relação ao mar a possibilidade de nevar em cidades do planalto norte e sul é maior.

Continua depois da publicidade

Urubici

Em Urubici ficam o Morro da Igreja e a Pedra Furada, dois pontos turísticos da região. Eles estão localizados no acesso ao Parque Nacional de São Joaquim. A parte mais alta da Serra do Corvo Branco fica em Urubici, e trafegar por essa estrada é garantia de aventura e de belas paisagens, devido às diversas curvas do percurso e também à formação rochosa que se estende ao longo do caminho.

Distância Florianópolis: Pela BR-282, 170 quilômetros.

Urubici coberta pela neve em 2010
Urubici coberta pela neve em 2010 (Foto: Guto Kuerten / BD 2010)

> Relembre outros momentos de neve em Santa Catarina com fotos

São Joaquim

No centro de São Joaquim, as árvores que congelam por meio de um sistema de gotejamento são um atrativo à parte. No interior do município, as geadas são constantes, principalmente na região do Vale dos Caminhos da Neve. Para quem gosta de enoturismo, a cidade tem diversas vinícolas que produzem os chamados ‘vinhos de altitude’.

Distância Florianópolis: pela BR-282 e SC-110, 230 quilômetros. Pela BR-101 e SC-390, via Serra do Rio do Rastro, 271 quilômetros.

Continua depois da publicidade

Neve em São Joaquim, Santa Catarina em 2013
Neve em São Joaquim, Santa Catarina em 2013 (Foto: Alvarelio Kurossu / BD)

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Urupema

Considerada a cidade com maior altitude em Santa Catarina segundo o Governo do Estado, Urupema está a 1.425 metros acima do nível do mar. A cidade é pequena, com pouco mais de 2,4 mil habitantes, mas atrai turistas em busca do frio. No Morro das Antenas, as temperaturas negativas são garantidas durante os dias de inverno, e a formação de sincelo também garante belas fotos para quem visita a cidade.

Distância Florianópolis: pela BR-282, 207 quilômetros.

Neve em Urupema, Santa Catarina em 2013
Neve em Urupema, Santa Catarina em 2013 (Foto: Charles Guerra / BD)

> Descubra em qual cidade da Grande Florianópolis tem chance de nevar

Lages

O turismo rural é forte em Lages, e nos dias de inverno, a culinária com a presença do pinhão e a hospitalidade não podem faltar. A cidade possui monumentos para visitação e também estruturas em pontos mais altos, onde é possível ter uma visão panorâmica. A ocorrência de neve não é tão frequente como nas demais cidades, sendo os episódios de sincelo (chuva congelada) e de formação de geada os fenômenos mais comuns.

Continua depois da publicidade

Distância Florianópolis: pela BR-282, 226 quilômetros.

Geada em Lages, Santa Catarina em 2020
Geada em Lages, Santa Catarina em 2020 (Foto: Prefeitura de Lages)

> Neve em SC: “As pessoas estão sedentas por sair de casa, querendo turismo”, diz presidente da Santur

Bom Jardim da Serra

Conhecida pelo Mirante da Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra é a primeira cidade no topo da serra para quem vem de Lauro Müller e enfrenta as 284 curvas do trecho. A cidade também costuma registrar geada e é um dos pontos onde neva em Santa Catarina. Aos finais de semana de inverno, moradores da região costumam fazer um bate-volta na cidade em busca do frio e de belas paisagens.

Distância Florianópolis: via BR-282 e SC-110, 242 quilômetros. Pela BR-101 e SC-390, via Serra do Rio do Rastro, 228 quilômetros.

Geada em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina em 2020
Geada em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina em 2020 (Foto: Luan Turcati / Amures)

> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Relembre nevascas históricas em SC

Leia também:

Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Relembre a neve em Santa Catarina com fotos

Neve em Minas Gerais? Entenda o fenômeno que mudou a paisagem de cidades mineiras