Além de enfrentar as temperaturas mais baixas do ano, esta foi a semana em que os joinvilenses tiveram mais dificuldades com a falta de energia elétrica. Apagões de até 15 horas foram registrados, conforme relato dos próprios usuários. Moradores dos bairros João Costa, Glória, Adhemar Garcia e Morro do Meio entraram em contato com a reportagem do “A Notícia”, relatando o problema.

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Até as 19 horas desta quinta-feira, o morador Marcos Roberto dos Santos, 41 anos, da rua Dórsula de Oliveira José, no Adhemar Garcia, ainda estava sem energia elétrica em casa. O serviço foi suspenso às 21 horas do dia anterior. Uma das preocupações de Marcos era com os alimentos congelados

– A gente liga para a central, mas só pedem para aguardar. Até agora, não sei o que aconteceu – relatou.

Já na rua Nazareno, no bairro Glória, o problema foi resolvido por volta de 14 horas desta quinta-feira, após 15 horas de espera. A moradora Maria Eroni Rehia, 68 anos, disse que ligou oito vezes para a central de atendimento da Celesc.

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– O problema foi com o transformador na frente da minha casa. Todos os vizinhos ligaram. Um deles chegou a esperar 19 minutos para ser atendido – reclamou.

De acordo com o gerente da divisão técnica da Celesc, Júlio César Filho da Luz, a constante falta de energia está mesmo relacionada com o as baixas temperaturas.

– O frio prolongado provoca retração dos cabos condutores de baixa tensão e a falta de fase nos transformadores – explicou o gerente.

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O alto consumo neste período, consequência dos banhos mais demorados e da utilização de aquecedores, é um dos fatores que contribui para a sobrecarga da rede. Na tarde desta quinta, havia oito equipes trabalhando para atender a cerca de 250 chamados, por isso, a demora no atendimento. Segundo Júlio, a demanda normal é de 80 chamados por dia.

– O que está acontecendo é atípico, pois nunca tivemos um inverno tão rigoroso. Estamos procurando atender da melhor forma possível, priorizando quem está há mais tempo sem energia – justificou.

Com relação ao atendimento no call center, o gerente disse que o atendente tem a função apenas de receber a reclamação e encaminhar ao responsável.

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