Quem achou que os dias de frio tinham acabado, se enganou. As baixas temperaturas vão continuar em Santa Catarina, pelo menos, durante o fim de semana. O motivo é a chegada de outro sistema de alta pressão ao Sul do país, que se junta à massa de ar polar que fez com que os termômetros caíssem nesta semana.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a Defesa Civil, esse encontro deve manter as temperaturas baixas durante noite, madrugada e amanhecer de todas as regiões catarinenses. 

A expectativa é que nos Planaltos e áreas mais altas do Oeste e Meio-Oeste sejam registradas mínimas em torno do 0 ºC. Nesses pontos, também é esperado a formação de geada entre os dias 2 e 5 de julho. Para o Litoral e Vale do Itajaí, as mínimas devem ser entre 6 ºC e 10 ºC.

Já durante a tarde, deve esquentar um pouquinho nos próximos dias. Com o ar seco e a presença de sol, as temperaturas se elevam, variando entre 13 ºC e 15 ºC no Planalto Sul e de 18 ºC a 20 ºC nas demais regiões. 

Continua depois da publicidade

> Quando acaba o inverno de SC em 2021

E a chuva? 

Depois da chuva do início da semana, os próximos dias devem ser de sol com algumas nuvens em todo o Estado, também por conta da massa de ar seco que está sob o Sul do Brasil. Ou seja: sem previsão de chuva. 

Além disso, segundo a Epagri/Ciram, no sábado (3) há chances da formação de nevoeiros em alguns pontos, durante o amanhacer, em todas as regiões de Santa Catarina. A situação também deve permanecer assim no domingo (4). 

> Ar polar perde força, mas ainda influencia SC

SC tem novo amanhecer gelado 

O mês de julho começou com mais um amanhecer gelado e formação de geada, principalmente na Serra catarinense. A menor temperatura foi registrada em Urupema, com os termômetros marcando -3,3 ºC. Outras sete cidades também tiveram mínimas negativas:

-3,3 °C Urupema

-2,8 °C Curitibanos

-2,5 °C Frei Rogério e Lebon Régis

-2,4 °C Caçador

-1,5 °C São Joaquim

-1 °C Urubici e Bom Jardim da Serra

Leia também: 

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Continua depois da publicidade

Relembre outros momentos de neve em Santa Catarina com fotos

Turista se emociona ao ver neve pela primeira vez em SC: “Conto de fadas”