Com a chegada da primeira onda de frio de 2023, o feriado de Tiradentes marca o início da alta temporada na Serra de SC, que promete ser melhor do que o ano passado. A previsão é de 80% de ocupação dos hotéis neste final de semana, de acordo com a Associação de Municípios da Serra Catarinense (Amures).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O aumento da estrutura, com mais atividades e opções de hospedagem é apontado como o principal fator para o crescimento do turismo na Serra.

— Temos novos serviços e novos equipamentos surgindo […] Então a expectativa é boa porque a iniciativa privada está investindo. Com certeza, será melhor que 2022 — Explica a Assessora de Turismo da Amures, Ana Lúcia de Liz Vieira.

Dados da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) comprovam o aumento de investimento na região. Nos primeiros meses de 2023 já foram abertas 210 empresas de turismo na Serra, principalmente em Lages e Urubici. Em janeiro foram 121, o maior número em pelo menos quatro anos.

Continua depois da publicidade

No ano passado, a ocupação hoteleira na Serra durante a alta temporada foi de cerca de 60%, conforme dados da Santur com base em levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC).

Diária média de hospedagem

A diária média de hospedagem nos municípios turísticos da Serra de SC está em torno de R$ 354 em abril, de acordo com dados da Santur com base na plataforma Booking. O valor representa a média entre todos os tipos de acomodação (hotéis, pousadas, casas, chalés, etc) anunciados online.

Leia também

Turismo na Serra de SC cresce no verão, e hotéis chegam a 95% de ocupação

Mapa do Turismo Brasileiro tem 71 cidades catarinenses certificadas

Quais são as cidades de SC que mais dependem do turismo