Com a onda de frio que atinge Santa Catarina, bombeiros, polícias, defesas civis e secretarias de assistência social do Litoral Norte intensificaram o acolhimento a moradores de rua. Por causa disso, as casas de passagem de Itajaí e Balneário Camboriú estão em busca de doações de roupas masculinas e cobertores.
Continua depois da publicidade
De sexta-feira da semana passda até esta segunda-feira, nessas duas cidades, cerca de 20 moradores de rua foram acolhidos. Em Itajaí, oito foram levados para a Casa de Apoio, que funciona como um lar provisório.
A coordenadora da Abordagem Social, Nadir Leia Rocha da Silva, explica que em épocas mais quentes é difícil fazer com que os moradores de rua aceitem ser acolhidos. No entanto, com o aumento do frio eles não só foram para a casa como aceitaram ficar alguns dias por lá.
– Como muitos são vítimas de alcoolismo, acabam indo às vezes, tomam um banho, descansam e voltam para a rua, onde podem beber. Mas com o frio desses dias pelo menos oito ficaram.
Continua depois da publicidade
Mesmo assim, muitos ainda relutam. Na manhã de ontem o Sol Diário acompanhou a saga de uma das equipes de acolhimento pelas ruas de Itajaí. Muitos não acreditam que o frio pode piorar e teimam em permanecer na rua.
Como a Abordagem Social não tem poder de polícia, conforme explica Leia, é necessário que os moradores de rua queiram seguir com os educadores sociais, que usam muita paciência para tentar convencê-los.
O serviço de recolhimento funciona das 7h à meia-noite, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, aos sábados, e das 7h às 13h, aos domingos. Além de rondas pela cidade em uma Kombi identificada, os educadores atendem a solicitações feitas por telefone.
Continua depois da publicidade
– Nós nunca tivemos em Itajaí um caso de morte por hipotermia e nem vamos ter. Estamos de olho, especialmente por causa dessa onda de frio – diz Leia.
Em Balneário Camboriú, da sexta-feira da semana passada até esta segunda foram recolhidas 12 pessoas das ruas. Eles são levados para a Casa de Acolhimento do Migrante, onde também recebem assistência.
Por causa da demanda dos últimos dias, ambas as instituições estão necessitando de doações. Estão em falta, principalmente, roupas masculinas, cuecas, meias, casacos e cobertores.
Continua depois da publicidade
Frio vai aumentar
O frio deve aumentar ainda mais nos próximos dias, conforme previsão da Epagri/Ciram. Aqui no Litoral Norte as mínimas nesta terça ficam entre 0°C e 4°C. Para quarta, os meteorologistas alertam para o dia mais frio da estação.
Os termômetros só voltam a subir um pouco a partir de sexta-feira, quando as temperaturas tendem a ficar agradáveis, mas ainda bastante baixas. Enquanto isso, reforçar o agasalho é a dica para todo mundo.