Em entrevista à CBN Joinville nesta sexta-feira (09), Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, trouxe informações detalhadas sobre a onda de frio que se instala no Sul do Brasil. As temperaturas já apresentaram uma queda significativa, com possibilidade de neve e geada em algumas regiões de Santa Catarina.
Marcelo ressalta que a combinação de frio e umidade é necessária para a ocorrência de neve. Cidades e áreas altas do Planalto Sul como São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra, com altitudes entre 1.000 e 1.700 metros, têm chances de registrar neve ou chuva congelada.
Continua depois da publicidade
— A neve é a junção do frio com umidade. Umidade tem, frio também, então já tem a condição, por exemplo, de nevar. Ainda vai chegar a nebulosidade associada ao ciclone, a gente tem essa condição, apesar de ser pequena — destacou.
De acordo com Marcelo, essa condição deve se estender e os próximos dias podem ser marcados por temperaturas baixas e clima seco em todo o estado, especialmente nas regiões de maior altitude, onde a neve ainda pode acontecer.
Confira a entrevista completa
Leia também
Avião que caiu em Vinhedo fez viagem de Joinville a SP na última segunda-feira
“Procura está muito grande”: Visitas em fábrica de cerveja iniciam neste sábado em Joinville
Automobilista de Joinville apresenta carro que será utilizado no Rally dos Sertões 2024
Continua depois da publicidade