O frio na Serra de Santa Catarina durante a primeira quinzena de novembro este ano foi o mais intenso dos últimos cinco anos, segundo o que divulgou a Epagri/Ciram. De acordo com o órgão, as baixas temperaturas, que chegaram abaixo dos 5°C, estiveram associadas com as passagens de massas de ar frio e seco pelo Estado. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

— Esses sistemas são comuns durante todo o ano, todavia são mais comuns no início da primavera, quando a atmosfera ainda apresenta características de inverno. Normalmente a partir de novembro começa um período mais semelhante ao verão, ou seja, com dias bem mais quentes — destaca a nota.

Em São Joaquim, a temperatura mínima média de novembro nos últimos cinco anos foi de  9,7°C. Já a média da primeira quinzena do mês em 2022 foi de 6,4°C. Em Urupema, dentro do período analisado, a queda foi de  4,2°C, a maior registrada na região.

Em Urubici, também na Serra de Santa Catarina, houve ainda durante a primeira quinzena de dezembro um registro inédito de neve. O fenômeno aconteceu no dia 1º no Morro da Igreja, região que abrange os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans.

Continua depois da publicidade

Leia também

“Caçadora de neve” tenta ver fenômeno na Serra de SC pela quarta vez

SC volta a ter neve em setembro depois de 10 anos

SC não registra neve em maio há 15 anos