O tão esperado “veranico de maio” deu lugar à possibilidade de neve e geada em Santa Catarina, neste ano. Na próxima semana, entre terça e quinta-feira, a ocorrência desses dois fenômenos, mais comuns no inverno, não está descartada para algumas regiões. Mas, qual a razão para essa mudança? 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do DC via Telegram

> Quando vai nevar em SC em 2022? Entenda as condições necessárias para ocorrer o fenômeno

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, o veranico é definido como um verão pequeno, que ocorre em uma época fria, em determinado local. Mas, pelo fato de o mês de maio estar em uma estação de transição, que é o outono, não é correto dizer que temos veranicos no período. 

— É meio que um mito dizer que teremos veranicos em períodos que não são muito frios e, se formos ver a média mensal [de temperaturas] de maio e junho, tem uma grande diferença. Em junho é muito mais frio. Por isso é comum que os veranicos ocorram no inverno — explica Marcelo Martins.    

Continua depois da publicidade

O meteorologista ressalta ainda que as mudanças de temperatura entre a primeira e a segunda quinzena de maio são bastante comuns e gradativas. Mas, o frio ainda não chegou de verdade. 

— Agora, por exemplo, ainda não está frio, está esfriando. E por que vai esfriar ainda mais com o passar dos dias? Porque a terra está se afastando do sol — pontua. 

Sobre a possibilidade de neve no Estado, Marcelo destaca que no mês de maio esse é um fenômeno incomum, pois normalmente não há condições favoráveis para que ele ocorra. 

— Na nossa região, os episodios de neve são bem mais esporádicos e incomuns no mês de maio. É comum que haja em junho, julho e agosto — disse o meteorologista. 

Continua depois da publicidade

Entenda a diferença entre neve, geada, sincelo e chuva congelada

Chegada de frente fria 

Segundo Epagri/Ciram, no próximo fim de semana, uma frente fria vai se formar e trará nuvens de chuva isolada para Santa Catarina. No decorrer da tarde e noite do domingo (15), uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil e provoca queda acentuada de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana. 

Segundo os meteorologistas da Epagri, há um indicativo para a ocorrência de neve no Planalto Sul catarinense entre terça e quarta-feira, devido à elevada umidade, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul. A temperatura baixa de -1°C a 5°C também favorece a ocorrência de neve.

Leia também 

Cientistas divulgam 1ª foto do buraco negro na Via Láctea

Por que cidade de SC quer proibir venda de bebidas alcoólicas para quem estiver embriagado