A chegada do frio espantou parte dos doadores da unidade de coleta de sangue de Jaraguá do Sul. Na última semana, o número de colaboradores caiu cerca de 20%. Enquanto a média em boa parte do ano é de 25 a 30 doadores por dia, agora, fica próximo de 20.
Continua depois da publicidade
A coordenadora do setor de capacitação de doadores do Hemocentro Regional de Joinville, Marlene Andrade Tiltey, explica que essa queda é normal durante os dias frios, pois os doadores ficam mais propensos a contrair gripe, resfriado ou alguma alergia, o que impede a doação.
Segundo Marlene, outro fator que prejudica as doações são as pessoas que não desmarcam o horário quando ocorre algum imprevisto. Para ela, este é um dos fatores determinantes para a queda das doações, pois nem sempre é possível fazer um encaixe com novo doador.
– Precisamos de doadores diariamente, pois quando o sangue é processado as plaquetas devem ser utilizadas em transfusões em até cinco dias, o plasma e as hemácias em até 42 dias. Evitamos o descarte e doamos material para outros Hemocentros – explica.
Continua depois da publicidade
A unidade de Jaraguá do Sul pertence ao Hemocentro Regional de Joinville, órgão responsável pelo processamento do sangue coletado em 27 cidades do estado. Mensalmente, o Hemocentro coleta duas mil bolsas de sangue. Segundo Marlene, o número atende a demanda da região. Porém, poderiam ampliar o atendimento se aumentassem os doadores.
Na terça-feira, na unidade de Jaraguá do Sul, apenas 13 bolsas foram coletadas. O que mostra uma queda de 52% nas doações de sangue no dia. Elci Guimarães da Rosa foi uma dos encaixes da terça-feira.
– Estou doando pela primeira vez. Era uma vontade minha desde 2000, quando recebi sangue por ter perdido muito durante meu parto cesariano – conta.
Continua depois da publicidade
Ela doou 420 ml de sangue, que corresponde 10% do total do sangue de um adulto. O processo que dura entre cinco a dez minutos. Após o procedimento, a pessoa recebe uma alimentação reforçada para repor as energias.
Quer ajudar?
Pode doar
– Pessoas com idade entre 16 e 67 anos
– Jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal;
– Se tiver peso superior a 50 quilos
– Se tiver boas condições de saúde
– Se estiver alimentado e portar documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial
Não pode doar
– Se fez cirurgia recentemente.
– Se estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas.
– Se tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas.
– Se fez endoscopia nos últimos seis meses.
– Se fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos seis meses.
– Se teve gripe ou febre nos últimos sete dias.
– Se teve hepatite viral após 11 anos de idade.
– Se estiver grávida ou amamentando.
– Se usa determinados medicamentos/drogas.
– Se teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.
– Se não tiver dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
Como doar
A doação na unidade de coleta de Jaraguá do Sul deve ser agendada pelo telefone 3055-0454, das 7 às 16 horas, ou na própria unidade, que fica anexa ao Hospital São José. A coleta de sangue acontece de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h00 horas
Continua depois da publicidade
Segundo Marlene, é necessário o interessado procurar uma unidade de doação para fazer uma triagem e ver se está apto para ser um doador.