Joinville não deve escapar da onda de frio intenso esperado para Santa Catarina nesta semana. Por isso, é bom já separar os casacos e cobertores porque a temperatura mínima pode chegar a 4°C na sexta-feira (30), segundo previsão da Epagri/Ciram.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Após a temperatura cair nesta terça-feira (27), inclusive com a presença de chuva, o restante da semana deve permanecer com a presença de frio. Nesta quarta-feira, a previsão indica máxima de 16°C e mínima de 9°C, ainda com chuva, mas com o tempo melhorando ao longo do dia.
De quinta-feira até sábado, a máxima não deve passar dos 16°C, apesar dos dias ensolarados. Já a partir do fim de semana, a temperatura deve permanecer baixa, mas com menos frio do que nos dias anteriores.
Devido ao frio intenso, a prefeitura já preparou um abrigo emergencial no ginásio Abel Schulz para receber a população em situação de rua para pernoite. No local, também serão oferecidos jantar e café da manhã, além de colchões e cobertores para acomodar aqueles que procurarem o local.
Continua depois da publicidade
O ginásio também funcionará como um ponto de coleta para doações de colchões, cobertores e roupas. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social estará disponível durante todo o dia no local para receber, separar e destinar os donativos. As doações serão recebidas a partir de terça-feira (27), às 8h.
Por que faz tanto frio em SC neste ano?
O frio extremo que chega a Santa Catarina vem da Antártica, onde há uma formação de gelo muito grande e, neste inverno, segundo o meteorologista Leandro Puchalski, até acima do padrão. Naquela região, como se sabe, há um frio muito intenso. E ele chega a SC por meio de uma espécie de corredor.
– A gente está com frio muito forte naquela região e os ventos em altitude estão abrindo uma espécie de corredor entre polo e a parte Sul aqui do Brasil, o que facilita que essas massas de ar polar mais fortes avancem – explica.
Leia também:
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Continua depois da publicidade
Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno