Na praça central de São Joaquim, na Serra catarinense, a atração na manhã desta quinta-feira (30) foram as árvores congeladas. A temperatura negativa registrada na madrugada, aliada a um sistema de gotejamento que mantém os galhos úmidos, garantiu a formação de gelo e belas fotos para turistas e moradores da cidade.
Continua depois da publicidade
Puchalski: Santa Catarina amanhece com temperatura negativa nesta quinta-feira
A ideia já foi utilizada outros anos, mas esse é o primeiro amanhecer de 2020 em que as árvores tiveram a formação de gelo. O sistema ainda não tinha sido acionado em função da estiagem, mas com o nível da reservatório normalizado, foi possível gotejar nos galhos.
Jaqueline Cechinel, que tem um comércio bem em frente às árvores, foi quem instalou o sistema. Quando a temperatura fica negativa, a água é acionada manualmente, mas precisa ser monitorada para não formar gelo demais, explica.
– Ligamos à noite quando está entre 0°C e -1°C, mas na madrugada precisa desligar. Às 3h estava totalmente congelada, muita linda, parecendo cristais. Não pode deixar mais tempo pois muito gelo pode quebrar os galhos das árvores – explica.
Continua depois da publicidade
A quinta-feira começou gelada em várias regiões de Santa Catarina. Segundo o meteorologista da NSC Comunicação Leandro Puchalski, fez -7°C em Bom Jardim da Serra, -5,7°C em Urupema e -5,1°C em São Joaquim.


Escorpião mais perigoso da América Latina infesta cidade catarinense; confira


Dinheiro de volta: terceiro lote do Imposto de Renda será pago nesta sexta; veja como conferir
Continua depois da publicidade

