Após dias de frio intenso e quebra de recordes de temperaturas mais baixas do ano, o tempo começa a esquentar em Santa Catarina a partir deste domingo (1º). Apesar dos termômetros ainda marcarem temperaturas mais amenas, o dia amanhece menos frio se comparado aos dias anteriores. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Temperatura mais baixa do ano até agora foi registrada em Bom Jardim das Serra; veja fotos

Conforme previsão da Defesa Civil, o domingo começa com a presença de nevoeiros pelo estado, que se dissipam ao longo da manhã, dando lugar ao predomínio de sol. Não há risco para ocorrências meteorológicas. O amanhecer deve ser menos frio em comparação aos dias anteriores, com mínimas de 6 a 10°C entre o Meio-Oeste e planaltos e de 10 a 15°C nas demais regiões. 

Batalhão de SC constrói nova ponte flutuante após enchentes no RS

Continua depois da publicidade

À tarde, a presença do sol e dos ventos do quadrante norte favorecem o aquecimento, com máximas de 20 a 25°C na maior parte de SC e podendo chegar aos 27°C no Litoral Sul. A exceção fica para a Serra, onde as máximas não passam dos 20°C.

A segunda-feira (3) ainda inicia com tempo firme, mas a partir da tarde, uma frente fria que se desloca pelo oceano deixa o tempo instável em SC. Há condições para pancadas de chuva e temporais isolados no estado, principalmente na metade leste. Não são esperados acumulados expressivos e o risco é baixo para ocorrências meteorológicas, como alagamentos e destelhamentos. 

O amanhecer de segunda deve seguir ameno, com mínimas de 10 a 14°C na maioria das áreas e de 15 a 20°C no litoral. Porém, antes das chuvas, as temperaturas se elevam, principalmente na metade Norte do estado, podendo chegar aos 26°C no Litoral Norte durante a tarde. Com a atuação deste sistema, os ventos de sul sopram com moderada a forte intensidade no litoral, com rajadas de 45 a 65 km/h, deixando o mar  agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m. 

Leia também

Polícia estoura cativeiro em SC e liberta menina de 14 anos desaparecida há duas semanas

Aquecimento global ganha força e última década registra temperaturas mais quentes em três séculos

Sustentabilidade e cooperação: economia solidária é alternativa para transformação social em SC