O primeiro frio do ano chegou em Santa Catarina com bastante chuva e uma pequena possibilidade de neve na Serra catarinense. Em Urupema a terça-feira foi de preparação para encarar as noites frias que devem começar já nesta madrugada de quarta-feira, em que a previsão aponta para mínimas perto de 0°C. No final da tarde, os termômetros marcavam 10°C no município serrano.

Continua depois da publicidade

Conforme a tarde passava na cidade, reconhecida como uma das mais frias do Estado, as chaminés das casas denunciavam que os fogões à lenha estavam acesos. Nos bares e restaurantes a indicação de neve na previsão do tempo se tornava conversa.

Oeste de Santa Catarina tem sensação térmica de 4°C

— Eu acho que não neva, muita chuva — afirmava um senhor.

Continua depois da publicidade

— Neva sim. Eles dificilmente erram. Se não for nessa noite será amanhã — afirma outro.

Para o meteorologista Leandro Puschaslki, as condições não mudaram do inicio da semana e as chances de neve são muito remotas.

Como evitar o mofo dentro de casa

— Meteorologicamente é possível. Temos umidade e temperaturas perto de zero. Mas as chances são remotas.

Segundo a meteorologista da Epagri/ Ciram, Marilene Lima, a maior chance de neve nos pontos mais altos de Serra deve ser ao longo do dia desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Frio chega com força no Estado e Serra terá temperaturas negativas

— As chances maiores de neve na Serra a partir das 10h e à tarde, quando as temperaturas devem cair mais e chegar perto de 0°C, mas ainda com certa umidade — avalia a meteorologista da Epagri/ Ciram Marilene Lima.

Certeza mesmo é que o frio intenso chega para todo o Estado de Santa Catarina a partir da madrugada de quinta-feira, quando a umidade passar e der espaço para tempo seco e estável. O amanhecer de quinta-feira terá mínimas perto dos 10°C no litoral, e com temperaturas negativas, de até -5°C na Serra.

Frio chegou com chuva na tarde de terça em Urupema

Enquanto o frio vem chegando Marisa Amorim e Aline Andrade, colegas de trabalho em um pequeno supermercado de Urupema, conjecturam o que farão com a chegada do frio. Aline, só tem uma certeza:

Continua depois da publicidade

— Certo mesmo que estou mais feliz. Não aguentava mais o calor. O frio e muito mais gostoso.

Gostoso para ficar dentro de casa. Ao final da tarde, a chuva intensa e o frio afugentavam qualquer uma das ruas de Urupema. Poucos ainda se arriscavam com guarda-chuvas e casacos para concluírem as últimas tarefas do dia. As próximas horas serão de fogão à lenha, casa, pinhão e cama. Acordar só se a neve aparecer.