Uma “Frida” ladra foi presa durante a Oktoberfest Blumenau depois de aproveitar um “trenzinho” para furtar celulares. Câmeras de reconhecimento facial identificaram a suspeita no momento em que ela passava pela catraca, na entrada. Ela foi solta após pagar fiança, mas um aparelho foi recuperado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
A história começou na quarta-feira (5), primeiro dia de evento. Uma mulher teve o celular furtado enquanto dançava em meio a um “trenzinho”, que ocorre quando os foliões formam uma fila, com as mãos nos ombros de quem está à frente. Depois, ao sentir falta do celular, a vítima checou um vídeo feito pelo marido e percebeu o furto.
Eles procuraram a segurança e fizeram um boletim de ocorrência no posto policial da Vila Germânica.
A gravação foi essencial para a atuação das equipes, conta Alexandre Matias, presidente da Comissão de Segurança da festa. Os próprios seguranças lembraram da jovem suspeita e das duas amigas que a acompanhavam e apareceram na filmagem. As três já foram pegas furtando celulares em 2019, na última edição da Oktoberfest. O banco de imagens daquela época foi acessado, o que confirmou que eram os mesmos rostos.
Continua depois da publicidade
— Buscamos os arquivos, colocamos no cadastro e quando elas entraram na festa, no sábado (8), foram identificadas — detalha.
> Acesse a página da Oktoberfest Blumenau 2022
Na noite de sábado, então, com a atuação envolvendo os órgãos de segurança públicos e privado, as três foram revistadas ao chegarem à Vila. Apenas uma delas, que é apontada como autora do furto na quarta, estava com um celular, que teria sido subtraído antes mesmo delas entrarem na Vila Germânica.
Ela foi levada à delegacia e liberada depois de pagar fiança. Caso ela tente entrar novamente na festa, será monitorada pela equipe, garante Matias.
No último fim de semana, 54 boletins de ocorrência foram registrados por furto de celulares na Oktoberfest. Comparado a 2019, quando foram 172 ocorrências, houve uma redução de 68% do número de registros.
Continua depois da publicidade
A segurança na festa
Este ano a segurança da Oktoberfest tem a tecnologia novamente como forte aliada para inibir crimes.
Segundo a organização, são mais de 180 câmeras monitorando diferentes pontos do Parque Vila Germânica. Destas, 40 exclusivamente para reconhecimento facial. Na última edição da festa, o sistema detectou a presença de três pessoas procuradas pela Justiça e elas foram presas.
Além dos policiais mobilizados na operação, 250 seguranças foram contratados para atuar durante a festa e mais 50 brigadistas. Uma estrutura do Comissariado da Infância e Juventude e um posto do Corpo de Bombeiros também estão instalados dentro do parque por causa da Oktoberfest.
Assista ao “tudo sobre a Oktoberfest”
Leia também
Três anos depois, encosta de Blumenau que soterrou operários passa por obras
Continua depois da publicidade
Oktoberfest Blumenau corre o risco de virar o fio no discurso moralista
Desfiles em Blumenau reúnem entre 8 mil e 12 mil pessoas; guarde esses números