A passagem de uma frente fria neste domingo (26), em Santa Catarina, provoca temporais com raios, rajadas de vento, granizo e chuva intensa principalmente no Norte, segundo aleta da Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

No Litoral Norte, segundo o órgão, podem ocorrer destelhamentos, queda de árvores, falta de energia elétrica e alagamentos pontuais. Nas demais regiões, o risco para ocorrências do tipo é baixo. As temperaturas no Estado vão variar de 21ºC a 33ºC.

O tempo começa a firmar primeira nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, com a chegada de uma massa de ar seco durante a tarde — o que provoca mudança na direção do vento para o Sul, com rajadas que podem superar os 60 km/h. Com isso, as ondas podem chegar a 2,5 metros entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Corte de bolsas em SC: presidente da Comissão de Educação da Alesc quer explicações do governo

Continua depois da publicidade

Já na segunda-feira (27), há condições favoráveis para formação de nevoeiros em SC, segundo a Defesa Civil. As temperaturas estarão mais baixas. Na Serra, a mínima fica em 7ºC. À tarde, esquenta em todo o Estado, e a máxima pode chegar a 28ºC. No entanto, não há risco para estragos provocados por mau tempo.

A instabilidade deve retornar ao Estado já na terça-feira (28). Há riscos de pancadas de chuva e temporais isolados por causa de uma área de instabilidade que se forma no Paraná e se desloca para SC. O risco para ocorrências relacionadas aos temporais como destelhamentos, queda de árvores, falta de energia elétrica, alagamentos e enxurradas, principalmente no Extremo Oeste do estado, varia de moderado para alto.