A frente fria que avança por Santa Catarina desde domingo (7) deixa o tempo instável no Estado, trazendo riscos de alagamentos e temporais isolados em algumas regiões. De acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil, também há a possibilidade de enxurradas e danos à rede elétrica.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Seguindo a tendência de domingo, na madrugada da segunda-feira (8) o tempo continua chuvoso em áreas da metade Leste do Estado, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Norte catarinense, por conta da formação de uma baixa pressão no oceano.

Ainda entre o domingo e a segunda-feira os ventos sopram a partir do quadrante Norte com moderada a forte intensidade no litoral, com rajadas entre 40 e 55 quilômetros por hora, podendo chegar a 65 quilômetros por hora no Litoral Sul.

Na segunda, durante o dia, o risco é de baixo a moderado para danos associados às pancadas de chuva, como alagamentos pontuais. As temperaturas voltam a subir em todas as regiões, aproximando-se dos 30°C no litoral e também no Oeste no período da tarde.

Continua depois da publicidade

Na terça-feira (9), o processo de formação e intensificação de uma baixa pressão reforça as instabilidades em todas as regiões. Em combinação com o calor e umidade disponíveis, são esperados novos temporais, que devem ocorrer de maneira isolada. 

Já na quarta-feira (10), com o avanço do sistema para áreas mais ao Norte, a tendência é de entrada dos ventos de Sul/Sudeste, mantendo o tempo nublado e com chuva nas áreas litorâneas. Da mesma forma, as temperaturas devem permanecer mais amenas na maior parte de Santa Catarina.

Recomendações da Defesa Civil

Evite transitar durante os temporais, buscando locais abrigados, longe de janelas e objetos que possam se arremessados. Evite áreas sujeitas a alagamentos e jamais atravesse ruas alagadas.

Leia também

Mulher e animal ficam feridos em farra do boi no Litoral Norte de SC

Morre radialista catarinense Júnior Furtuoso, aos 47 anos