O frei gasparense Evaristo Pascoal Spengler, 57 anos, foi escolhido para ser o novo bispo da Prelazia _ divisão da Igreja Católica semelhante a diocese _ de Marajó, no Pará. A nomeação foi feita nessa quarta-feira pelo papa Francisco. Frei Evaristo pertence à Província Franciscana e vai substituir o frei José Luiz Azcona, que estava à frente da igreja em Marajó desde 1987 e se destacou pelo trabalho de combate ao tráfico de pessoas e luta pelos direitos humanos no arquipélago paraense. Aos 76 anos, o espanhol Azcona teve o pedido de renúncia aceito pelo Vaticano.
Continua depois da publicidade
Nascido em setembro de 1959 na localidade Pocinho, em Gaspar, frei Evaristo ingressou no seminário em 1974, aos 15 anos, e cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ). Ele foi ordenado diácono em 1982 e padre em 1984. Atuou em paróquias da Baixada Fluminense e, entre 2001 e 2011, esteve em missão na cidade de Malanje, em Angola. Desde janeiro era vigário-geral da Província Franciscana, em São Paulo. A cerimônia de ordenação do novo bispo de Marajó deve ocorrer em Gaspar, entre julho e agosto, e a posse não tem data definida.
O irmão de frei Evaristo, Aloir Arno Spengler, lembra que a vontade de ser padre esteve presente desde cedo na mente do irmão e conta que a família recebeu com muita alegria e orgulho a notícia da nomeação. Ele destaca que trabalho de promoção humana e valorização das pessoas por meio da educação nos trabalhos feitos no Rio de Janeiro e em Angola credencia o gasparense a contribuir com a comunidade de Marajó.
_ Ele enfrentou situações de guerra, de precariedade de recursos, acredito que o perfil e as qualidades dele ajudaram na escolha e farão com que ele tenha muito êxito no trabalho por lá _ confia Aloir.
Evaristo dá continuidade a uma linha de bispos naturais de Gaspar, que tem outros quatro religiosos e desperta orgulho na cidade: Dom Daniel Hostin, ex-bispo de Lages que morreu em 1973, Dom Carlos Schmitt, ex-bispo de Dourados (MS) morto em 2006, Dom Quirino Schmitz, ex-bispo de Teófilo Otoni (MG) falecido em 2007, e Dom Jaime Spengler, primo de segundo grau de Evaristo e atual bispo da Arquidiocese de Porto Alegre.
Continua depois da publicidade