O total de tentativas de fraudes envolvendo consumidores atingiu, até outubro de 2010, o montante de R$ 5,8 bilhões. É o que apontou o Indicador Serasa Experian de Risco de Fraudes – Consumidor, índice que passa a ser divulgado mensalmente a partir deste mês.
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Segundo a Serasa, o novo indicador vai prestar uma importante e inédita contribuição para o mundo dos negócios, permitindo que seja acompanhada a curva da ameaça aos negócios.
Conforme o estudo, o tipo de fraude mais comum atualmente no Brasil e no mundo é o relacionado ao roubo de identidade, também conhecido como fraude de subscrição. A fraude ocorre quando um suposto “cliente” obtém crédito com identificação falsa ou informação fraudulenta obtida do cliente “real”, e não tem nenhuma intenção de pagar pelo bem ou serviço adquirido, deixando o prejuízo para o cliente “real”.
O novo indicador apontou ainda que em 2010, o mês que bateu o recorde em tentativas de fraudes envolvendo consumidores foi maio, atingindo R$ 662,5 milhões. O motivo, segundo a Serasa, foi a ocorrência do Dia das Mães neste mês, a segunda mais forte do ano para o varejo.
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