O GAECO deflagrou, nesta quarta-feira (3), uma operação para reunir provas de possíveis fraudes em licitações para a compra de máquinas de costura feitas pelo Município de Coronel Martins, no Oeste de Santa Catarina. O caso envolve um servidor público comissionado e uma empresa que comercializa maquinário destinado ao setor têxtil.

Continua depois da publicidade

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, realizados nas casas dos investigados e nas sedes das empresas envolvidas, localizadas em Coronel Martins e São Lourenço do Oeste. Durante a operação, houve ainda uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma.

Jovem de 22 anos morre em acidente com carreta com reboque no Oeste de SC

As investigações indicam superfaturamento, combinação entre os investigados e ainda atos de improbidade administrativa, que resultaram em prejuízos de cerca de R$ 600 mil. As investigações tramitam sob sigilo e novas informações serão divulgadas quando os autos do caso se tornarem públicos.

A operação foi deflagrada em apoio ao Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, com atuação regional na área de moralidade administrativa.

Continua depois da publicidade

O que diz a prefeitura

Nas redes sociais, a prefeitura de Coronel Martins emitiu uma nota sobre o caso informando que não foi comunicada sobre a operação. Confira abaixo.

Até o momento, a Prefeitura Municipal de Coronel Martins não foi oficialmente comunicada ou oficiada sobre a operação, bem como não possui acesso aos autos do Inquérito Civil em andamento.
A Administração Municipal reitera seu total respeito e colaboração com os órgãos de investigação e fiscalização, colocando-se à disposição das autoridades competentes sempre que necessário e reafirmando o compromisso com a transparência e a legalidade na gestão pública

Veja nota completa

Operação Alinhavo

O nome da operação remete ao termo utilizado na costura para designar o ponto provisório que une peças de tecido antes da costura definitiva. Assim como na costura, os investigados “alinhavavam” previamente os resultados dos certames, simulando concorrência para assegurar a vitória do grupo fraudador

Continua depois da publicidade

Leia mais

Desvendado esquema criminoso de furto de placas de bronze de cemitérios de SC

Idoso é condenado por estuprar menina durante dois anos em SC