Há diversos motivos para que uma praia ganhe uma classificação de “perigosa”. Desde a grande quantidade de ondas grandes, até a presença de animais perigosos, como águas-vivas e tubarões. Entretanto, nenhuma outra praia do mundo junta tantos fatores de risco como Fraser Island na Austrália. Até por isso, foi considerada a praia mais perigosa do mundo pelo Huffungton Post da Inglaterra.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Mesmo assim, ela não deixa de ser maravilhosa, sendo considerada um patrimônio cultural pela UNESCO. Entenda o porquê da praia Fraser Island ser tão perigosa e os critérios que a tornaram patrimônio cultural da humanidade.
Continua depois da publicidade
Por que Fraser Island é a praia mais perigosa do mundo?
Muita gente pode pensar que há um pouco de exagero nos riscos da praia de Fraser Island, mas há vários fatores que podem trazer sérios problemas para um visitante desavisado. Vamos listar cada um deles de acordo com o site Fraser Tour.
Dingos
Os Dingos são uma espécie de canídeo asiático que lembra muito um cão doméstico em tamanho e aparência. Até por isso, eles causam mais problemas, pois os visitantes acham que são como um cachorro doméstico e tentam aproximação. Mas o Dingo é selvagem e tem um amplo histórico de ataques. Ainda mais na presença de turistas com comida.
Continua depois da publicidade
A dica para evitar ataque de dingos é andar sempre em grupo e manter qualquer alimento guardado em locais seguros. Aliás, alimentar os dingos, além de perigoso, é ilegal.
Nadar nas praias
Apesar de ter uma das praias mais lindas do mundo, não é recomendado nadar nas águas ao redor de Fraser Island. Isto pois a praia não é patrulhada por guarda-vidas e tem uma correnteza muito forte que pode te levar para o fundo.
Tubarões
Além da correnteza forte, outro risco de nadar e surfar em Fraser Island são os tubarões. Centenas de Tubarões Brancos fazem dos arredores da ilha seu habitat, e eles não costumam ficar longe da faixa de areia. Por isso, o ideal é ir só até a faixa dos joelhos.
Continua depois da publicidade
Critérios para a praia se tornar patrimônio cultural da humanidade
Mesmo que seja perigosa, a praia não deixa de ser um tesouro a céu aberto. Tanto qur a UNESCO deu para Frasee Island o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. De acordo com a organização, a praia é a maior ilha de areia do mundo, com mais de 122 quilômetros de comprimento. Sendo assim, um santuário natural com quilômetros de dunas de areia e floresta tropical, algo muito difícil de se combinar.
Leia também
A linha do tempo da separação do Oasis e a reconciliação dos irmãos Gallagher
Saiba se seu carro possui defeito no airbag com risco mortal