O piloto argentino Franco Colapinto, de 21 anos, vai atuar como piloto de Fórmula 1 pela Alpine no lugar do australiano Jack Doohan, que ficará como reserva. O anúncio foi feito na madrugada desta quarta-feira (7), pela equipe francesa, que confirmou o argentino como titular nas próximas cinco corridas.
Continua depois da publicidade
Confira imagens de Colapinto competindo
Segundo informações do ge, o piloto vai estrear no GP da Emilia-Romagna, próxima etapa da temporada a ser realizada em Ímola entre os dias 16 e 18 deste mês.
Colapinto também vai participar dos GPs de Mônaco e da Espanha, que fecham a primeira rodada tripla europeia, além de provas no Canadá e na Áustria. O argentino vai ter a permanência como o piloto titular ao lado de Pierre Gasly avaliada após esse período.
— Em primeiro lugar, quero agradecer à equipe por me dar a oportunidade de pilotar de forma competitiva nas próximas cinco corridas. Trabalharei duro com a equipe para me preparar para a próxima corrida em Ímola e para a próxima rodada tripla, que sem dúvida será intensa e um grande desafio para todos — disse Colapinto, em comunicado divulgado pela Alpine.
Continua depois da publicidade
A mudança de pilotos na Alpine confirma uma especulação que já vinha ganhando força desde o início da temporada, em que alguns veículos internacionais afirmaram que Doohan tinha contrato de apenas seis corridas com a Alpine e, a partir daí, ele teria a permanência na categoria analisada.
O anúncio menos de 24 horas depois que o chefe de equipe da Alpine, Oliver Oakes, pediu demissão com efeito imediato, ficando em seu lugar o consultor executivo Flavio Briatore, polêmico e influente figura na Fórmula 1.
Já se sabia da preferência de Briatore por Colapinto na segunda vaga de titular da escuderia. O empresário italiano disse que a substituição do australiano pelo argentino era necessária por razões competitivas.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
— Com a concorrência tão acirrada este ano e com um carro competitivo, que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição em que vemos a necessidade de alternar nossa formação. Também sabemos que a temporada de 2026 será importante para a equipe e fazer uma avaliação completa e justa dos pilotos nesta temporada é a coisa certa a fazer para maximizar nossas ambições no próximo ano — falou Briatore.
Continua depois da publicidade
A estreia de Franco Colapinto na Fórmula foi no ano passado, também como substituto de Logan Sargeant, que foi demitido durante a temporada, da Williams. Apesar de ter surpreendido com o bom desempenho, ficou sem vaga no grid para 2025, já que o time inglês já tinha assinado com o ex-Ferrari Carlos Sainz.
O que se sabe sobre o futuro de Jack Doohan
Filho do ex-campeão mundial de motociclismo Mick Doohan, Jack vai seguir na Alpine, mas ao lado de Paul Aron e Kush Maini como reserva. A curta passagem do piloto pela categoria durou sete provas até aqui, uma em 2024 e seis em 2025. No período, o australiano não pontuou e teve como melhor colocação o 13º lugar no GP da China deste ano.
Logo depois da realização do GP de Miami, em que o piloto não concluiu a prova depois de furar o pneu em uma colisão com Liam Lawson, a equipe francesa disse a Doohan que tinha a intenção de trocá-lo por Colapinto, de acordo com o “The Race”.
Além disso, nas sete provas que disputou na categoria, Doohan ficou mais marcado pelos acidentes do que por boas exibições. Ele sofreu uma forte pancada a 257 km/h nos treinos livres para o GP do Japão, batida causada por um erro, já que o piloto não fechou a asa móvel ao entrar na rápida curva 1. E também se envolveu em um toque com Gabriel Bortoleto na última volta da corrida sprint na China.
Continua depois da publicidade





