Tetracampeão do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, o cearense Franco completa 44 anos de idade nesta quinta-feira, véspera de sua estreia na etapa capixaba, a 11ª da temporada 2010 da competição. Exemplo de longevidade no vôlei de praia brasileiro, Franco buscará um bom resultado com o parceiro Jan (PA) no torneio que está sendo realizado na arena montada na Praia da Costa, em Vila Velha (ES).
Continua depois da publicidade
A etapa capixaba prosseguirá até domingo e terá entrada gratuita nos quatro dias de disputa. Os jogos realizados na quadra central poderão ser acompanhados ao vivo pela internet, através do site da Confederação Brasileira de Voleibol.
Um dos pioneiros do vôlei de praia brasileiro, Franco comemora a longevidade da carreira e garante que ainda pretende seguir lutando por vitórias nas quadras de areia do Brasil e do mundo por muitos anos.
– É uma grande alegria comemorar mais um aniversário em atividade. Fico muito feliz e orgulhoso por seguir jogando em alto nível com esta idade. Nunca pensei que pudesse ter uma carreira tão longa e estou conseguindo. E o melhor de tudo é que sei que ainda tenho muito a dar para o voleibol. Não penso em aposentadoria. Meu pensamento é sempre me manter na elite – afirma o cearense.
Pentacampeão da etapa capixaba, Franco inicia, em Vila Velha, a despedida da parceria com Jan. A dupla disputará a etapa de encerramento da temporada, em Búzios (RJ), e depois irá se separar.
Continua depois da publicidade
– Não conseguimos alcançar o objetivo que traçamos nesta temporada, que era sempre estar entre os melhores. Poderíamos ter ido mais longe, mas infelizmente não deu certo. Conversamos e já decidimos que vamos buscar novos caminhos em 2011. Mas quero terminar o ano com bons resultados para começar 2011 com a mão esquerda – brinca o canhoto Franco, detalhando o perfil desejado no futuro parceiro.
– Estou em busca de um parceiro jovem e alto. Passarei a jogar na defesa e tenho como espelho o Todd Rogers, que jogava bloqueando, como eu, e sagrou-se campeão olímpico atuando no fundo de quadra. Espero passar minha experiência para o novo parceiro e, quem sabe, não encontro o ?Dalhausser brasileiro – acrescenta o veterano.
Além de Franco/Jan, outras 15 duplas masculinas iniciarão as disputas diretamente na fase principal em Vila Velha: Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Márcio/Ricardo (CE/BA), Pedro Solberg/Harley (RJ/DF), Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF), Renatão/Jorge (PB), Bernardo/Raphael (RJ/PR), Ferramenta/Moisés (RJ/BA), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Luizão/Fernandão (AM/ES), Fred/Beto Pitta (RJ), Oscar/Lipe (RJ/CE), Júlio/Luciano (ES), Jefferson/Evandro (RJ) e Adriano Fonseca/Vinícius Negão (ES), dupla indicada pela Federação Capixaba.
No feminino, as 16 melhores duplas do ranking do Circuito Banco do Brasil são Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Maria Clara/Carolina (RJ), Vivian/Andrezza (PA/AM), Ângela/Val (DF/RJ), Taiana/Priscilla Lima (CE/RJ), Lili/Luana (ES), Cida/Naiana (SE/CE), Cris/Érica Freitas (SP/MG), Ágatha/Raquel (PR/RJ), Josi/Leize (SC), Neide/Luiza Amélia (AL/CE), Izabel/Elize Maia (PA/ES), Semírames/Renata (ES), Rebecca Silva/Carolina Horta (CE) e Shirleny/Isabela Maio (ES), parceria inscrita pela federação local.
Continua depois da publicidade
As outras oito duplas em cada naipe que participarão do torneio principal no litoral capixaba serão conhecidas após o encerramento do qualifying, que acontece nesta quinta-feira. Assim, as 24 duplas femininas e as 24 parcerias masculinas disputarão a fase classificatória do torneio principal na sexta-feira e a fase eliminatória, incluindo as semifinais, no sábado. As finais e disputas de terceiro lugar estão agendadas para a manhã de domingo.
A etapa capixaba contará com a programação de jogos noturnos, na sexta-feira e no sábado. Nestes dias, a programação será interrompida no fim da tarde e retomada às 18h, com os quatro últimos jogos acontecendo na quadra central.