Não bastasse ser o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta no trono de Pedro, o papa Francisco agora estampa a capa da emblemática revista de música Rolling Stone, nas bancas a partir de sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O rosto de Francisco, acompanhado da frase “The times they are a-changin'” (Os tempos estão mudando), título de uma famosa canção de Bob Dylan, dá título a uma extensa reportagem com o papa mais querido dos últimos anos.

Fundada em 1967, a publicação quinzenal, focada em cultura popular e política, é mais conhecida por estampar na capa ídolos do rock como Bob Dylan e Paul McCartney -ou, mais recentemente e de modo polêmico, Dzhokhar Tsarnaev, acusado do atentado à Maratona de Boston em abril de 2013.

O texto do editor Mark Binelli, enviado da Rolling Stone ao Vaticano, descreve como uma “revolução delicada” as mudanças implantadas por Francisco desde que assumiu o papado, em março do ano passado.

A Rolling Stone destaca ainda o fato de Francisco ter optado por não morar no palácio papal, usar um Ford Focus em vez de uma limusine para circular pelo país e pagar por sua hospedagem.

Continua depois da publicidade

Compara também o pontífice ao seu antecessor, Bento 16, que renunciou em fevereiro do ano passado. Para a revista, Francisco tem um ponto de vista “mais flexível” em relação à homossexualidade e mais atuante na investigação de corrupção e no combate a casos de pedofilia.

Papa é personalidade política mais popular na internet, diz estudo

O papa argentino foi a personalidade “política” mais popular na internet entre março e dezembro de 2013, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira pelo site católico Aleteia.

O nome do primeiro sumo pontífice latino-americano é o mais procurado por mês no Google, com 1,7 milhão de consultas. Também é o mais mencionado em nível mundial na rede, com 49 milhões de referências.

Francisco supera o presidente americano, Barack Obama (1,5 milhão de consultas por mês e 38 milhões de referências), e o presidente russo, Vladimir Putin (246 mil consultas e 8 milhões de referências).

Continua depois da publicidade

Quando comparado com outras personalidades do mundo do esporte, do espetáculo e dos negócios, Francisco aparece em terceira posição, depois do grupo musical juvenil One Direction (78 milhões) e do cantor adolescente Justin Bieber (53 milhões), que construiu sua popularidade na Internet.

O estudo “A rede ama o papa Francisco” foi feito pela empresa 3rdPlace (3rdplace.com) para o site católico Aleteia.org.