A França, berço do Rali Dacar, mostrou neste sábado que continua sendo o país mais forte do planeta na prova off-road. Stéphane Peterhansel e Cyril Despres repetiram a dobradinha do ano passado, foram campeões em suas respectivas categorias e mantiveram o domínio francês.
Continua depois da publicidade
A última etapa da edição 2013, disputada entre as cidades chilenas de La Serena e Santiago (com percurso total de 625km, sendo 346km de trecho cronometrado), reafirmou Peterhansel e Despres entre as lendas da prova.
Peterhansel chegou ao seu 11 título na carreira no Rali Dacar, sendo seis nas motos e agora cinco nos carros. A bordo de um Mini, ele completou o rali no tempo total de 38h32m39 ao lado do navegador Jean-Paul Cottret, e bateu um recorde da competição.
Com o pentacampeonato nos carros, Peterhansel tornou-se o maior vitorioso nas quatro rodas. Antes, ele estava empatado com o finlandês Ari Vatanen.
– Esta é a primeira vez desde que comecei a correr entre os carros que terminei a prova sem um único problema mecânico. Este é o melhor carro que eu já guiei – falou Peterhansel após o título.
Continua depois da publicidade
Despres, por sua vez, também foi pentacampeão, mas entre as motos. Ele também havia sido o vencedor em 2005, 2007, 2010 e 2012. Ele completou o Rali Dacar, que começou em Lima, no Peru, no tempo total de 43h24m22.
Os outros campeões da prova foram o argentino Marcos Patronelli e o russo Eduard Nikolaev.
Patronelli foi bicampeão nos quadriciclos após vencer a competição em 2010. Já Nikolaev conquistou sua primeira taça de campeão como piloto nos caminhões.