A petroleira francesa Total ganhou, nesta terça-feira (27), três blocos de petróleo no último leilão do México antes das eleições presidenciais.

Continua depois da publicidade

A empresa arrematou três blocos de águas rasas do Golfo do México, dois deles em conjunto com a estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) e o terceiro com a britânica BP e a Pan American.

“Isto complementa nossas posições em águas profundas e rasas nas bacias de Perdido e Salinas (no Golfo do México) e fortalece a presença da Total no México com sete blocos, inclusive três como operadora”, disse nesta quarta-feira um porta-voz da empresa.

A Total, que vende lubricantes no México desde 1982, inaugurou em janeiro o primeiro de 250 postos de gasolina que planeja abrir no país para se juntar a outras gigantes petroleiras como BP na briga pelo recém-aberto mercado de combustíveis.

Continua depois da publicidade

No leilão de terça, foram arrematados ao todo 16 de 35 campos de hidrocarbonetos, que vão render 8,262 bilhões de dólares em investimentos, segundo o governo mexicano.

Além da Total, outros ganhadores do leilão petroleiro foram a anglo-holandesa Shell, a espanhola Repsol e a italiana ENI.

* AFP