De todas as seleções ainda com chances de classificação no Grupo D da Eurocopa, a França, que enfrenta a Suécia na última rodada, é a que tem a situação mais tranquila.
Continua depois da publicidade
Apenas uma tragédia tira os franceses das quartas de final. Com cinco pontos ganhos, um empate diante da Suécia basta. Mas mesmo que perca, os franceses precisariam ver um triunfo ucraniano por uma soma de dois gols menor que a sua própria derrota. Uma combinação, por exemplo, de 1 a 0 para a Suécia e um 3 a 0 para a Ucrânia desclassificaria os franceses.
Mesmo ciente da iminente passagem de fase, o técnico Laurent Blanc, que estaria conversando com o Tottenham para assumir o clube inglês após a Eurocopa, quer seriedade de sua equipe:
– Não estamos aqui para fazer turismo. Estamos nos preparando para uma partida. É um jogo sério, difícil. Até após o jogo, vamos saborear se o resultado for positivo, mas com responsabilidade. Temos que pensar nos próximos desafios.
Para o jogo decisivo, a França pode não contar com o volante Cabaye, um dos principais destaques na vitória sobre a Ucrânia. Caso ele não possa jogar, M’Vila deve entrar. Diarra, antes reserva, será mantido.
Continua depois da publicidade
Além da possível saída de Cabaye, Blanc avisou que poderá fazer novas mudanças, mas não especificou quais.
Do lado sueco, a grande novidade ainda é a permanência de Ibrahimovic no comando de ataque da seleção, pelo menos nos próximos anos.
Após a eliminação escandinava, especulava-se que o atacante do Milan se aposentaria da seleção, algo que ele refutou, garantindo seu compromisso com a Suécia.
FICHA TÉCNICA
SUÉCIA x FRANÇA
Local: Olímpico de Kiev, Kiev (UCR)
Data-Hora: 19/06/2012, às 15h45
Árbitro: Pedro Proença (POR)
SUÉCIA: Isaksson, Olsson, Mellberg, Granqvist e Lustig; Elm, Kallstrom, Larsson, Elmander e Toivonen; Ibrahimovic – Técnico: Erik Hamrén
Continua depois da publicidade
FRANÇA: Lloris, Debuchy, Rami, Mexès e Clichy; Cabaye (M’Vila), Diarra e Nasri; Ménez, Ribéry e Benzema – Técnico: Laurent Blanc