O ministro francês do Interior, Christophe Castaner, expressou nesta segunda-feira (12) sua preocupação com os “fortes movimentos migratórios nos Pirineus”, ao anunciar uma maior cooperação com a Espanha, em uma visita a um posto fronteiriço antes de viajar a Madri.

Continua depois da publicidade

“Há fortes movimentos nos Pirineus, que estão aumentando nos Pirineus Ocidentais”, estado francês na área fronteiriça do lado do Mediterrâneo, declarou Castaner, do Centro de Cooperação franco-espanhol Policial e Aduaneiro (CCPD) de Perthus.

“O essencial é trabalhar coletivamente. Aqui há uma grande cooperação dos serviços espanhóis e franceses”, afirmou o ministro, antes de viajar para Madri e se reunir com seu homólogo espanhol.

O ministro francês disse que deseja que “essa cooperação seja mais eficaz”, destacando que “a Espanha viu um aumento de 150% de suas entradas”.

Continua depois da publicidade

“O desafio para a França é triplo: trabalhar com os países de origem dos migrantes, trabalhar com países de trânsito, incluindo o Marrocos, e trabalhar na fronteira europeia que precisa ser fortalecida”, apontou.

Ao anunciar o “pessoal reforçado”, o ministro disse que estava considerando “a nomeação de um coordenador dos Pirineus”.

No fim de outubro, o ministro do Interior já tinha mencionado em uma entrevista a criação de um “coordenador de segurança”, que seria um alto funcionário, para “organizar melhor os controles e o diálogo com as autoridades espanholas”, completou.

Continua depois da publicidade

* AFP