França e Peru se enfrentam às 12h (de Brasília) desta quinta-feira, em jogo que pode valer o avanço dos franceses as oitavas por antecipação e a chance dos peruanos de se recuperarem para tentar o mesmo na última rodada. No entanto, há outro embate particular no confronto do Grupo C da Copa do Mundo da Rússia. A meta dos Bleus terá Hugo Lloris pela 100ª vez, enquanto o maior atacante da seleção sul-americana deve ser titular, Paolo Guerrero, pode ser titular depois de quase ficar de fora do Mundial.

Continua depois da publicidade

Capitão da França, Lloris está na seleção há 10 anos e há seis tem a braçadeira no braço esquerdo. A frequência nas convocações o fez o sétimo jogador com mais partidas pela equipe. O goleiro pretende vencer o duelo contra Guerrero para poder, ainda na Rússia, ultrapassar outro nome importante do passado e do presente da seleção francesa. O técnico Didier Deschamps, que defendeu o país e foi campeão mundial 1998, tem 104 aparições – o líder da lista é Lilian Thuram, com 140 jogos.

Entre os titulares, Lloris é o mais velho, com 31 anos. Por isso, tem missão que vai além da imposta pela braçadeira. Ele ajuda os companheiros que compõem a segunda seleção mais jovem desta edição da Copa do Mundo.

– Os mais velhos estão presentes, dão conselhos. Mas os jovens sabem como jogar. Estão em clubes grandes, acostumados a vencer. Sinto que eles estão bem, mesmo que tenham um pouco de ingenuidade, podemos falar sobre isso com eles. A resposta será dada em campo – disse o goleiro.

Ele vai encarar Paolo Guerrero. O centroavante que atua no Flamengo, considerado o maior jogador da história do Peru, no entanto, não foi confirmado na escalação pelo técnico Ricardo Gareca — foi reserva e entrou no decorrer do segundo tempo na estreia ante a Dinamarca, com derrota por 1 a 0. Porém, mediante a necessidade de vencer o confronto em Ecaterinburgo para seguir com chances de avançar à segunda fase, a possibilidade do camisa 9 estar em campo é latente.

Continua depois da publicidade

– Paolo está bem fisicamente. Foi uma decisão minha (colocá-lo no banco). Foi o último jogador a se juntar. Mas no aspecto físico está muito bem — despistou Gareca.

A presença dele entre os titulares também é esperada pelas circunstâncias em que foi para a Rússia. Punido em caso de doping, ele não poderia disputar o Mundial. Porém, conseguiu efeito suspensivo e, imediatamente, se juntou aos companheiros de seleção.

FICHA TÉCNICA

FRANÇA

Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernandez; Pogba e Kante; Matuidi, Griezmann e Mbappé; Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

PERU

Gallese; Advincula, Christian Ramos, Alberto Rodriguez e Trauco, Tapia, Yotun, Carrillo e Cueva; Farfan e Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Continua depois da publicidade

ARBITRAGEM: Mohammed Abdulla, auxiliado por Mohamed Al-Hammadi e Hasan Al-Mahri (Emirados Árabes).

DATA E HORA: às 12h desta quinta-feira.

LOCAL: Arena Ecaterimburgo, em Ecaterimburgo.