Os embaixadores de França e Grã-Bretanha solicitaram nesta segunda-feira uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, após acusarem o Irã de lançar um míssil de médio alcance neste final de semana, informaram fontes diplomáticas.

Continua depois da publicidade

A princípio, a reunião deve ocorrer nesta terça-feira.

A França declarou estar preocupada com este lançamento de teste realizado supostamente no sábado, que descreveu como “provocativo e desestabilizador”, e que “não se enquadra” na resolução 2231 da ONU sobre o acordo com o Irã.

Já o secretário britânico de Relações Exteriores, Jeremy Hunt, qualificou o teste de “provocativo, ameaçador e inconsistente” com as diretrizes da ONU, acrescentando que “devem cessar” definitivamente.

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos consideraram que o suposto teste foi uma violação da resolução da ONU que apoiou o acordo nuclear de 2015 entre Irã e as seis potências, do qual Washington já se retirou.

Esta resolução pede que o Irã se abstenha de testar mísseis capazes de carregar ogivas nucleares.

O Irã afirma que seu programa de mísseis tem natureza defensiva e não visa lançar qualquer arma nuclear, uma posição apoiada pela Rússia no Conselho de Segurança.

* AFP