Começa nesta terça, dia 30, o período de realização das duas últimas etapas do World Championship Tour (WCT) antes da perna brasileira do circuito mundial, em Santa Catarina. A primeira delas é o Quiksilver Pro France, que vai até o dia 11 de outubro e no ano passado foi vencido pelo catarinense Neco Padaratz numa final contra o campeão mundial Andy Irons.

Continua depois da publicidade

Os dois também decidiram o título da outra prova da perna européia do WCT, com o havaiano dando o troco no brasileiro para ganhar o Billabong Pro em Mundaka, na Espanha. Este segundo evento está marcado para os dias 12 a 24 de outubro.

Em seguida, os melhores surfistas do mundo desembarcam em Florianópolis para a estréia do Nova Schin Festival WCT Brazil, que tem sua sede principal na Praia da Joaquina, mas vai ser móvel em todo o Estado. A etapa sul-americana do WCT vai do dia 27 ao dia 4 de novembro e entre os dias 4 e 9 vai ser disputada a penúltima prova de nível máximo seis estrelas do World Qualifying Series (WQS) 2003, o Onbongo Pro Surfing, na Praia Mole.

Os dois eventos da perna brasileira vão transformar a Ilha de Santa Catarina na grande capital do surfe mundial. Juntas, vão distribuir aproximadamente R$ 1 milhão. Além disso, vão ser decisivas na formação da lista dos 42 surfistas que vão disputar o WCT no ano que vem. A batalha pela classificação ocorre nos dois rankings mundiais.

Por enquanto, Neco Padaratz (SC), Paulo Moura (PE), Victor Ribas (RJ) e Guilherme Herdy (RJ) aparecem no grupo dos 27 primeiros colocados no WCT 2003, que é mantido na divisão principal do circuito mundial. Os mesmos Neco, Moura e Ribas, também estão entre os 15 que sobem do WQS, com Neco podendo até conquistar o título mundial neste ranking por antecipação no Onbongo Pro Surfing, antes mesmo das etapas finais no Havaí. Pela regra, por estarem se garantindo pelo WCT, eles dispensam a vaga do WQS, que atualmente está classificando até o 20º colocado.

Continua depois da publicidade

A grande novidade do Brasil no ranking de acesso é o jovem carioca Raoni Monteiro, que garantiu sua entrada na elite mundial com a vitória no seis estrelas do Japão. Vice-campeão nesta mesma etapa, o potiguar Marcelo Nunes subiu para o 13º lugar e pode confirmar o seu retorno ao WCT com um bom resultado na Praia Mole.

Na mesma situação está o paulistano Renan Rocha, que ocupa o 19º lugar no WQS e é o penúltimo na atual lista provisória dos 15 surfistas que vão completar a relação dos top-42 do WCT 2004. Já Peterson Rosa (PR), Armando Daltro (BA), Flávio Padaratz (SC), Danilo Costa (RN) e Fábio Gouveia (PB), estão perdendo suas vagas por não aparecerem em nenhuma das duas listas.