França e África do Sul jogam a vida nesta Copa do Mundo às 11h desta terça-feira no Estádio Free State de Bloemfontein. A partida que ganhou destaque devido à situação delicada dos anfitriões e dos franceses, que estão envolvidos em uma situação explosiva. No mesmo horário, México e Uruguai se enfrentam e dependem apenas de um empate para garantirem vaga no Grupo A.
Continua depois da publicidade
Acompanhe as partidas pelo minuto a minuto do clicEsportes
Na concentração francesa, no balneário de Knysna, fala-se de tudo menos de futebol após a implosão causada pelos insultos do atacante Nicolas Anelka ao técnico Raymond Domenech no intervalo da partida contra o México na quinta-feira passada. O posterior vazamento para a imprensa deixou os jogadores olhando desconfiados uns para os outros em busca de um “traidor”.
Continua depois da publicidade
As coisas ficaram ainda piores, quando os jogadores se negaram a treinar no domingo em protesto contra a decisão da Federação Francesa de Futebol de eliminar Anelka do plantel. A situação motivou ameaças de renúncia, a intervenção do governo por meio da ministra dos Esportes Roselyne Bachelot e grandes manchetes na imprensa francesa sobre a vergonha do país.
Os jogadores voltaram nesta segunda-feira aos treinos, depois de sua greve de domingo em solidariedade a Anelka, e tentarão se concentrar no jogo contra a África do Sul em meio a tanta confusão. Os Bleus e os Bafana Bafana precisam golear seu adversário e esperar que haja um derrotado na partida entre México e Uruguai.
A França tem nesta Copa um empate em 0 a 0 com o Uruguai e uma derrota de 2 a 0 para o México. Esta é uma situação muito parecida com a de Coreia/Japão 2002 quando os franceses foram eliminados na primeira fase sem marcar um gol sequer.
A África do Sul também está em desespero após o seu empate com o México em 1 a 1 e sua derrota por 3 a 0 para o Uruguai, ainda em desvantagem no saldo de gols. A seleção anfitriã também deu alguns sinais de divisão interna, embora tenha sido rapidamente distanciada da imprensa com treinos com portas fechadas. Os sul-africanos sonham com o milagre que evite que sejam os primeiros anfitriões de uma Copa a não se classificarem para as oitavas.
Continua depois da publicidade
México e Uruguai têm choque de líderes
Mexicanos e uruguaios lideram a chave, ambos com quatro pontos, após uma vitória e um empate. Outro empate na terça-feira classificará ambos para as oitavas de final, com os celestes na primeira colocação graças a um saldo de gols melhor.
A Fifa já lembrou aos dois líderes que devem jogar dentro do espírito de “fair play”, com vontade, para que não prejudiquem as escassas chances de franceses e sul-africanos, que dependem do resultado da partida entre os latino-americanos.
O técnico mexicano Javier Aguirre tem motivado seus jogadores a “sair para ganhar ou ganhar”, como faz questão de repetir em cada treino, considerando que sua equipe deve “ditar a partida, jogar solidariamente e definir todas as chances”. O treinador uruguaio Oscar Tabárez afirmou que sua equipe vai encarar a partida contra o México “como todas as outras” e descartou qualquer especulação sobre o resultado.
– Temos que conseguir pontos para nos classificarmos, dependemos de nós – disse Tabárez.
>>> Acompanhe através do twitter @brasilnafrica todas as informações sobre o que está acontecendo na África do Sul.
Continua depois da publicidade