A Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) francesa determinou na noite desta quinta-feira às companhias aéreas que anulem 5O% de seus voos para o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle até às 13h local (10h Brasília) desta sexta-feira, véspera do Natal, devido ao gelo e à falta de produto para descongelar o equipamento.
Continua depois da publicidade
Em seu comunicado, a DGAC assinala que o serviço “Meteo-France prevê temperaturas negativas na manhã de sexta-feira, dia 24 de dezembro, e o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle tem dificuldades para fornecer o líquido contra o congelamento dos aviões”. Diante disto, a DGAC “pede às companhias aéreas que reduzam em 50% seus programas de voo para o Roissy na sexta-feira, dia 24 de dezembro, até às 13h”.
A DGAC já havia pedido, preventivamente, o cancelamento de 20% dos voos para Roissy nesta quinta-feira. O serviço de Aeroportos de Paris (ADP) previu que ao menos 60 voos que partem de Roissy na noite desta quinta-feira e madrugada de sexta sofrerão atraso nesta véspera de Natal. Os voos sofrem “atrasos de várias horas devido ao descongelamento mais lento, longo e difícil em razão da neve muito pegajosa e pesada”, disse uma porta-voz da ADP.
Ao menos 2 mil pessoas estavam bloqueadas na madrugada desta sexta-feira no Roissy devido à anulação dos voos, onde a Defesa Civil instalou camas de campanha, disse à AFP a ministra francesa dos Transportes e Ecologia, Nathalie Kosciusko-Morizet.
Continua depois da publicidade