A ajuda oficial da França ao desenvolvimento será aumentada em 4 bilhões de euros a partir de 2020 para chegar a um total de EUR 12 bilhões, explicou o presidente francês, François Hollande, durante discurso, este domingo, na ONU.

Continua depois da publicidade

– A França decidiu aumentar o peso da ajuda oficial ao desenvolvimento para liberar quatro bilhões de euros a partir de 2020 -, disse Hollande durante a Cúpula sobre o Desenvolvimento Sustentável.

No entanto, o presidente não especificou a distribuição deste montante entre o combate às mudanças climáticas e à luta contra a pobreza. François Hollande tinha anunciado a aproximação entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Caixa de Depósitos (CDC) durante a semana anual de embaixadores, em Paris, no fim de agosto. Na ocasião, ele se referiu a um aumento da ajuda pública, sem mencionar cifras.

Dilma promete redução de 43% nas emissões de gases até 2030

Continua depois da publicidade

Com um orçamento de cerca de EUR 8 bilhões (0,36% do PIB), a ajuda oficial francesa ao desenvolvimento atualmente está longe do 0,7% da riqueza nacional, percentual estabelecido como meta por muitos países desenvolvidos.

Em um comunicado, a ONG ONE saudou o anúncio, embora tenha se mostrado cautelosa.

Dilma defende reforma no Conselho de Segurança da ONU

– Depois de quatro anos de redução do orçamento da ajuda, já era hora de a França reverter finalmente a tendência. Estamos à espera de conhecer os detalhes para julgar se a França será tão exemplar quanto François Hollande anunciou -, disse o diretor da ONE, Friederike Röder.