Eleito na eleição presidencial de 2024 para um novo mandato, o republicano Donald Trump tomou posse nesta segunda-feira (20). O Dia da Inauguração celebra as cerimônias de posse do presidente e vice-presidente dos Estados Unidos. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O evento contou com aliados do presidente eleito, donos de Big Techs, ex-presidentes e outras celebridades.
Figuras políticas
Joe Biden e Kamala Harris cumpriram com a tradição americana e participaram da posse.
Políticos de direita, o presidente argentino, Javier Milei, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, compareceram à cerimônia de posse. Os ex-presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama também marcaram presença no evento. Clinton e Bush foram acompanhados por suas respectivas esposas, ao contrário de Obama que apareceu sozinho após Michelle Obama anunciar que não compareceria no evento.
Continua depois da publicidade
Veja quem foi ou não à posse de Trump
Por outro lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado, sendo representado pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti. Junto de Lula, Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, também não receberam convites. Já Viktor Orbán, da Hungria, e Xi Jinping, da China, recusaram o convite.
Como foi a cerimônia de posse de Donald Trump na volta à presidência dos Estados Unidos
Donos de Big Techs
Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg também estiveram presentes. Os presidentes da Tesla, da Amazon e da Meta, respectivamente, sentaram ao lado de nomes importantes do governo republicano e de outras autoridades eleitas. As empresas doaram US$ 1 milhão para a posse de Trump.
Também estiveram presentes o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, horas após Trump anunciar o retorno do aplicativo em solo americano, e o CEO do Google, Sundar Pichai.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia mais
Tudo sobre a posse de Donald Trump, bilionário que volta à presidência dos Estados Unidos
Donald Trump: Quem está na seleta lista de confiança do presidente dos EUA
Migração, fim de impostos e aborto: as promessas de Trump para o novo mandato nos EUA