O governo de Santa Catarina divulgou nesta semana os nomes das instituições de ensino superior que vão poder oferecer bolsas de estudo a alunos por meio do programa estadual Universidade Gratuita.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O edital para cadastramento das universidades que desejam participar do programa foi publicado na segunda-feira (18). As 15 instituições que haviam sido apontadas pelo governo do Estado como prováveis participantes tiveram as inscrições homologadas.

A lista inclui as 13 universidades que integram o sistema Acafe (a Udesc também faz parte do grupo, mas é estadual e já oferece ensino superior de forma gratuita) e mais duas instituições que não fazem parte da Acafe, mas estavam entre as prováveis participantes por não possuírem fins lucrativos: SATC, de Criciúma, e Ielusc, de Joinville (veja todas na galeria abaixo).

Instituições aprovadas no Universidade Gratuita em SC

Continua depois da publicidade

No total, segundo a Acafe, as universidades oferecem cerca de 700 cursos de graduação que agora poderão ser contemplados com o novo modelo de gratuidade.

Entre os critérios estabelecidos no projeto de lei elaborado pelo Estado e aprovado em julho na Assembleia Legislativa estão o fato de as universidades serem de caráter comunitário, sem fins lucrativos — caso das instituições da Acafe.

Com a homologação das universidades feita, o próximo passo do Universidade Gratuita deve ser a divulgação de um edital para a inscrição dos estudantes. Esta etapa deve ocorrer ainda este mês. A estimativa do Estado é de que os pagamentos das mensalidades comecem a ser feitos até outubro. Os valores de agosto e setembro devem ser quitados de forma retroativa.

Leia também

Como vai funcionar o programa Universidade Gratuita em SC

Alesc quer mexer nas regras da Universidade Gratuita

Novo edital da Bolsa Estudante será lançado esta semana