A tradicional Vinícola Thera acaba de inaugurar uma sede própria na Fazenda Bom Retiro, na Serra Catarinense. A estrutura contempla um espaço turístico, uma área de produção de vinhos e um empreendimento imobiliário.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A estrutura tem 3 mil metros quadrados. Para a área de produção, foram comprados equipamentos como prensa, 33 tanques de inox com capacidades de 1 mil litros a 15 mil litros, todo o maquinário para a elaboração de espumantes e envase, 124 barricas de carvalho francês, entre outros.

A ideia é que todos os vinhos da safra 2024 sejam elaborados em casa. Até o ano passado, a produção era feita em uma vinícola em São Joaquim. Com isto, a capacidade produtiva passa de 100 mil para 300 mil garrafas por ano.

— Poderemos ampliar e diversificar nossa linha de produtos, ter mais liberdade no processo de produção e atender aos vinicultores que não têm estrutura própria — observa o CEO da Vinícola Thera, Abner Zeus de Freitas.

Continua depois da publicidade

A sede própria também cria oportunidades para experimentação e pesquisa. À frente do trabalho de enologia está Átila Zavarize.

— Esta nova fase nos permitirá criar muitas novidades, como a possibilidade de lançar vinhos de pequenas tiragens, elaborados com variedades novas e vinificações mais ousadas.

Turismo

O espaço turístico contará com três novas salas de degustação e um novo Thera Winebar, em substituição ao que pegou fogo em agosto de 2022, com opções de provas de quatro a sete vinhos, indo dos rótulos clássicos à linha premium. Os visitantes também poderão passear pelos vinhedos e testemunhar o processo de produção de vinhos.

Continua depois da publicidade

Para quem deseja uma experiência ainda mais completa, o Thera Winebar terá 24 opções no cardápio, com pratos que valorizam produtos locais e a cultura regional. Para viabilizar o funcionamento da nova estrutura, foram contratados cerca de 60 profissionais, entre enólogos, sommeliers, garçons, gerentes e recepcionistas.

— Esse foi um movimento que registramos desde que inauguramos o primeiro wine bar e deve se repetir agora numa escala ainda maior, colocando nossa região em um lugar de destaque no mapa do enoturismo brasileiro — destaca Freitas.

Condomínio residencial

O Residencial Fazenda Bom Retiro será lançado simultaneamente à inauguração da nova estrutura da Vinícola Thera. Trata-se de um condomínio exclusivo, o primeiro dentro de uma vinícola no Brasil. São 83 lotes de aproximadamente 2 mil metros quadrados cada, localizados em um verdadeiro complexo enoturístico.

— Queremos que as pessoas experimentem a vida neste ambiente cercado por natureza e que usufruam dos benefícios de ter uma segunda residência na Serra Catarinense, alimentando sempre a paixão pelos vinhos — explica o diretor da Fazenda Bom Retiro.

Continua depois da publicidade

O empreendimento adota práticas sustentáveis com estação de tratamento de efluentes, reuso de água, coleta de lixo e infraestrutura subterrânea. As casas a serem construídas devem seguir critérios e incorporar pedras nativas, madeira, concreto aparente, aço cortem e teto verde.

Leia também

Onde será o escritório consular em SC que facilita cidadania italiana

Município do Oeste de Santa Catarina recebe estação de monitoramento meteorológico