Um tornado deixou o Hospital Dom Joaquim, localizado no município de Sombrio, no Sul de SC, sem condições de funcionamento e ele vai fechar temporariamente. A reforma deve durar ao menos 45 dias e vai incluir ações nas instalações elétricas, equipamentos e telhado. O tornado ocorreu no litoral Sul do Estado na madrugada do último sábado (18). A decisão foi anunciada pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS), que administra o hospital, nesta terça-feira (21).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— Um momento muito triste para a cidade. Pela primeira vez em 80 anos de história, vamos fechar nossas portas. É uma decisão difícil, mas necessária — declarou a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha.
A estrutura do Dom Joaquim foi uma das mais afetadas pelas chuvas intensas que atingiram a região, com estragos no ambulatório, laboratório, ala cirúrgica, recepção e outros ambientes do hospital. De acordo com a assessoria da instituição, a soma total dos prejuízos ainda não foi feita, mas as perdas chegam a mais de R$ 1,5 milhão somente com os respiradores danificados.
A prefeita informou que todos os pacientes que estavam internados foram encaminhados para outros hospitais da região com “muita responsabilidade e acompanhamento médico”.
Continua depois da publicidade
Como fazer doações para as vítimas das enchentes em Santa Catarina
Veja como ficou a estrutura do Dom Joaquim após o tornado
Ambulatório provisório atenderá população nos próximos dias
Para não deixar a população sem atendimento básico, a Prefeitura Municipal de Sombrio, em parceria com o IMAS, está montando um ambulatório provisório em um prédio municipal.
Com previsão de começar a funcionar nos próximos dias, o espaço atenderá apenas os casos mais simples, com regime de funcionamento 24 horas. De acordo com Gislaine, os atendimentos de urgência e emergência serão realocados diretamente ao Hospital Regional de Araranguá.
Leia também
Por que SC registrou cinco tornados em menos de um mês
SC pode ter “Pix” para socorrer cidades atingidas por desastres naturais
Alesc e Governo de SC vão destinar R$ 60 milhões para atingidos pela enchente