Um terreno abandonado virou um depósito de entulhos e acumulou lixo suficiente para possivelmente servir de criadouro para o mosquito da dengue, em uma rua de terra ao lado da Rua Adolfo da Veiga, no bairro Itinga, em Joinville. Até esta terça-feira (5), a cidade já registrou dez mortes pela doença e 3.440 casos confirmados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Conforme a reportagem da NSC TV Joinville, no local, haviam pedaços de máquina de lavar roupas, televisor, móveis, madeira, embalagem plástico, resto de marmitas, garrafas de vidro, roupas e até calotas com água parada.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Os entulhos acendem um alerta para a oportunidade do mosquito Aedes aegypti se reproduzir, e consequentemente, transmitir dengue para a população do bairro, que até agora, registra 106 casos confirmados.
Continua depois da publicidade
Conforme a prefeitura de Joinville, em janeiro, foram cerca de 500 registros de focos de dengue. Já em fevereiro, foram 1,5 mil registros.
Também podem ocorrer multas para o dono do terreno com focos de dengue, que variam de R$ 383,33 até perto de R$ 1 milhão, conforme a dificuldade para eliminar os entulhos.
Veja fotos do terreno com depósito de entulhos
Como denunciar focos de dengue
Locais com focos de dengue podem ser denunciados pelo aplicativo Joinville Fácil, na opção “Denunciar Foco de Dengue”. Ao fazer a denúncia pelo aplicativo, é possível acompanhar o atendimento pelo celular.
Continua depois da publicidade
Também, é possível denunciar pela ouvidoria do município, usando o formulário no site da prefeitura ou também pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
SC imuniza 17% do público-alvo na primeira semana de vacinação contra a dengue
“Cinema comunitário” gratuito leva filmes nacionais à Joinville; veja programação
Homem é ferido a tesouradas em briga de casal em Jaraguá do Sul