O temporal registrado durante a madrugada de quarta-feira (4) e seguiu durante todo o dia deixou rastros de destruição em Canoinhas, no Planalto Norte catarinense. Além de forte chuva e vento, a cidade também registrou granizo, com pedras de gelo do tamanho de ovos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias da região Norte de SC no WhatsApp
Desabrigados, aulas suspensas e interdições: veja situação no Norte de SC após chuvas
De acordo com a prefeitura, o granizo foi tão severo que, seis horas após a queda, era possível ver gelo na entrada de acesso à localidade da Anta Gorda. As regiões de interior, inclusive, foram as mais afetadas, incluindo Matão, Sereia, Taunay, Rio do Pinho, além de Anta Gorda.
A tempestade também destruiu telhados de casas, desabou barracões e causou um prejuízo incalculável às lavouras — há casos em que plantações inteiras foram derrubadas. Algumas famílias ficaram desalojadas e, neste momento, são abrigadas por parentes e amigos.
Continua depois da publicidade
Com relação a pontos de alagamento, oito ruas seguem embaixo d’água. São elas: Paula Pereira, Anta Gorda, Matão, Rio da Veada, Boa Vista, Barra Mansa e região, Taunay, Salto d’Água Verde. As aulas seguem suspensas nas unidades escolares de: Achiles Pazda, Barra Mansa, Santa Bárbara e Menino Jesus.
Vale destacar que Canoinhas está em situação de emergência desde o início de setembro, pois já havia sido atingida por um temporal anteriormente.
Caso moradores da cidade precisem de alimentos, material de higiene e limpeza, ou até mesmo telhas, basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (47) 3621 6176.
Veja fotos dos estragos na cidade
Continua depois da publicidade
Leia também
Casa desaba durante temporal e mulher perde tudo em Joinville: “Não sei onde vou dormir”
FOTOS: Chuvas deixam Rio Negrinho em situação de emergência e moradores esvaziam casas
VÍDEO: Chuva coloca Jaraguá do Sul em alerta máximo com ruas alagadas e moradores ilhados