Uma tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) retornou ao mar neste sábado (27), após 83 dias de tratamento intensivo no projeto Tamar, em Florianópolis. A soltura foi acompanhada por uma plateia de dezenas de banhistas, que presenciaram o momento na Barra da Lagoa, no leste da Ilha.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Segundo a veterinária Joyce Helena Bitencourt Jorge, que acompanhou o tratamento, a tartaruga jovem encalhou em Laguna, no Sul do Estado. Estava extremamente magra e apática, coberta de parasitas.
— No início [o tratamento] foi bem delicado. Ela estava bem fraca e precisou ficar fora da água, recebendo tratamento mais intensivo. Aos poucos foi melhorando, começou a ficar em água rasa, sob observação, até começar a se alimentar, ficar mais forte e não ter mais risco de afogamento — conta a veterinária.
Ela também afirma que foi encontrado fragmento de plástico em meio às fezes do animal, situação delicada, já que estes fragmentos poderiam causar uma obstrução intestinal.
Continua depois da publicidade
— Felizmente, ela conseguiu eliminar tudo naturalmente nas fezes com a ajuda do tratamento e se recuperou bem — finaliza.
Confira um infográfico sobre os “caminhos” do microplástico:
Veja fotos de como foi a soltura
Leia mais
Limpeza em praia de Florianópolis recolhe 25 quilos de plástico e estimula educação ambiental
Prancha 100% reciclável do surfista bicampeão mundial Filipe Toledo é “made in SC”